As principais competições desportivas nacionais e internacionais com participação de clubes e de atletas portugueses constituem a lista de transmissões televisivas de interesse público definida pelo Governo para o próximo ano, foi hoje divulgado. A listagem, hoje publicada em Diário da República e que é constituída apenas por eventos ligados ao mundo do desporto, é dominada, mais uma vez, por competições associadas ao futebol.
Os jogos oficiais da principal selecção portuguesa de futebol, os jogos oficiais da Selecção Nacional de sub-21 para o “play- off” e fase final do Campeonato da Europa de 2007, a final da Taça de Portugal e um jogo por jornada do campeonato nacional de futebol (Bwin Liga), envolvendo necessariamente uma das três equipas melhores classificadas nos campeonatos das últimas cinco épocas, terão que passar obrigatoriamente nas antenas de um dos três canais portugueses de acesso livre (RTP, SIC e TVI).
No caso das selecções de futebol, nomeadamente da equipa A, a RTP já assegurou os direitos de transmissão dos jogos de qualificação de Portugal para o Euro’2008. A estação pública irá transmitir um total de 14 jogos da Selecção A. O acesso em sinal aberto de um jogo por jornada da Bwin Liga também é actualmente assegurado pela TVI, que renovou os direitos de transmissão para a actual época (2006/07). O acompanhamento das equipas portuguesas nas competições europeias, como a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, está igualmente incluído na listagem definida pela Governo, sendo que a RTP já negociou os direitos de transmissão de um jogo por jornada da Liga dos Campeões da UEFA até 2009. O despacho hoje publicado refere ainda que devem ser transmitidas de forma a que todos os portugueses possam ver as finais das competições de clubes organizadas pela UEFA, incluindo a Supertaça Europeia.
Apesar da predominância do futebol, a lista inclui a difusão da Volta a Portugal em Bicicleta, das provas de atletismo em que participem atletas portugueses, nomeadamente nos Campeonatos do Mundo e da Europa, dos jogos das selecções nacionais A de andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol a contar para a fase final dos Campeonatos Mundial e Europeu e das finais das competições oficiais internacionais destas modalidades entre clubes em que participem equipas portuguesas. Todos os acontecimentos mencionados pelo Governo terão que ser obrigatoriamente facultados “pelos adquirentes dos respectivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado” para transmissão integral e em directo, refere o despacho.
segunda-feira, outubro 30, 2006
[+/-] |
Legalite2: Governo assegura emissão em sinal aberto dos principais acontecimentos |
[+/-] |
Lusofone2: Sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal com equipas da Honra |
O sorteio da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal já foi realizado, contendo ainda apenas equipas dos escalões inferiores do futebol nacional. Os jogos disputam-se a 11 de Novembro.
Confira o resultado do sorteio:
Oliveira do Bairro (II)-Assoc. Oliveirense (III)
Atlético Valdevez (III)-Paredes (II)
Marco (II)-Lousada (II)
Maia (II)-Madalena (II)
Joane (III)-Louletano (II)
Bragança (II)-Imortal Albufeira (II)
Trofense (LH)-Rio Maior (II)
U. Lamas (II)-Santana (III)
Ferreiras (III)-Oliveirense (II)
Camacha (II)-Alcobaça (III)
Olivais e Moscavide (LH)-Tocha (III)
Sporting Covilhã (II)-Tourizense (II)
Maria Fonte (II)-Bougadense (Dist.)
Mafra (II)-Vitória Guimarães (LH)
Sertanense (III)-Barreirense (II)
Torreense (II)-Atlético (II)
Varzim (LH)-Leça (III)
Moreirense (II)-Valecambrense (III)
Santa Clara (LH)-Desportivo Beira-Mar (III)
Juventude Évora (III)-Pampilhosa (II)
Pinhalnovense (II)-Paços Brandão (III)
Lagoa (III)-União Serra (D)
Marítimo Graciosa (III)-Penafiel (LH)
Esmoriz (II)-Pontassolense (II)
União Madeira (II)-Machico (II)
Odivelas (II)-Ataense (III)
Penalva (II)-1º Dezembro (III)
Sintrense (III)-Estoril Praia (LH)
Operário (II)-Rio Ave (LH)
Avanca (II)-Gondomar (LH)
Lusitânia Açores (II)-Chaves (LH)
Sourense (III)-Santiago Açores (II)
Vizela (LH)-Sporting Pombal (II)
Leixões (LH)-Ribeirão (II)
Sátão (III)-Olhanense (LH)
Sporting Espinho (II)-Eléctrico (II)
Lusitânia Lourosa (II)-Famalicão (II)
Capelense (III)-Portimonense (LH)
Mirandela (III)-Feirense (LH)
Rebordosa (III)-Macedo Cavaleiros (III)
[+/-] |
Mundofone2: Mourinho pede noite na cadeia para adepto do Sheffield |
José Mourinho não faz por menos. O que deveria acontecer ao adepto que atirou uma garrafa de água de plástico a Frank Lampard, na recta final do Sheffiel United-Chelsea (0-2)? «Se o conseguíssemos apanhar e enviá-lo de para casa ou para uma noite na prisão, seria perfeito», desabafou o treinador português, agastado com a tentativa de agressão de que foi alvo o seu médio, segundo nos relata o MaisFutebol.
O incidente ocorreu nos últimos minutos do triunfo do Chelsea em Sheffield, no último sábado, quando Frank Lampard se encarregava da marcação de um pontapé de canto. «Preferia punir aquele adepto em exclusivo. Não seria justo castigar o clube ou os restantes 30 mil fãs.»
Lampard, por seu lado, preferiu desvalorizar o ocorrido. «Foi apenas uma garrafa de água, prefiro esquecer o ocorrido. Sei que é algo que as pessoas não querem ver, mas se me tivesse acertado em cheio teria sido pior», confessou o internacional inglês.
«Quando vi o penalty ao Recreativo mudei de canal», desabafou Mourinho
Entretanto, a equipa do Chelsea já está em Barcelona, onde disputará nesta terça-feira mais um jogo relativo ao grupo A da Liga dos Campeões. Bem ao seu estilo, José Mourinho fez questão de comentar o lance que deu origem à grande penalidade que abriu o triunfo catalão frente ao Huelva no passado sábado, por 3-0. Na circunstância, o islandês Gudjohnsen, ex-jogador do Chelsea, ganhou uma falta na área adversária sem que ninguém lhe tocasse. Mourinho destilou veneno ao «inimigo» catalão no comentário à jogada. «Quando vi o penalty ao Recreativo de Huelva mudei de canal», disparou o técnico português.
domingo, outubro 29, 2006
[+/-] |
SuperHonra: White Angels massacrados à saída de Matosinhos |

Foi caótico o regresso dos adeptos do V. Guimarães a casa depois da vitória da equipa em Matosinhos, sobre o Leixões. Após terem sido alvo do arremesso de dois petardos, na primeira rotunda a seguir ao estádio do Mar, os autocarros que transportavam as claques foram atacadas por adeptos leixonenses, que se colocavam estrategicamente na parte superior dos viadutos por onde passariam os veículos para os atacar com pedras e foguetes. O caos que se instalou levou mesmo a um acidente entre autocarros.
Segundo Marco Talina, dirigente da claque White Angels, havia dezenas de adeptos do Leixões em todas as passagens superiores a atacar os autocarros, o que instalou a confusão e o medo. Na vontade de sair rapidamente daquele caos, dois veículos acabaram por chocar um pouco mais à frente da rotunda dos antigos Produtos Estrela o que deixou um deles imobilizado. Os passageiros desse autocarro tiveram de fugir para o outro e fazer todo o caminho até Guimarães num veículo sobrelotado.
«Fomos transformados em carne para canhão», diz dirigente da claque
O responsável máximo pela claque White Angels, em declarações ao Maisfutebol, culpou as forças de segurança pelo sucedido. «Houve um erro crasso da polícia na escolha da trajectória de regresso, tendo seguido em direcção à rotunda dos Produtos Estrela e depois pela A28. Nesse trajecto havia dezenas de adeptos do Leixões colocados em todas as passagens superiores, que agrediam tudo e todos. Fomos transformados em carne para canhão», disse Marco Talina. «Para além disso ficámos sem escolta nessa zona e completamente entregues à nossa sorte. Havia cinco carrinhas da polícia, com os agentes a 200 metros de tudo, e nem sequer vieram em nosso auxílio. Não fizeram nada e acabaram também eles por serem agredidos. Este comportamento vai ter que merecer uma resposta dos responsáveis». Este procedimento dos adeptos afectos à claque do Leixões, os Máfia Vermelha, não é novo e já o ano passado, por exemplo, foi usado contra o autocarro da equipa do Marco, tendo mesmo obrigado um elemento do clube a ser transportado ao hospital depois de atingido por uma pedra.
[+/-] |
MegaNews2: Dificuldades na página principal do MEGAFONE |

Como muitos devem ter reparado, um erro de configuração que estás prestes a ser ultrapassado tem impedido a visualização correcta da página principal do MEGAFONE. Trata-se de uma questão que pode ser contornada, como medida de recurso, entrando directamente na página dos arquivos de Outubro, o que já permite visualizar as postas mais recentes. Para ser mais fácil, basta clicarem nesta ligação e depois procederem como habitualmente.
sexta-feira, outubro 20, 2006
[+/-] |
MEGALupa: As mentiras do Governo nas portagens para as SCUT |
Mais de metade dos concelhos atravessados por uma das três auto-estradas de portagens virtuais, as SCUT, que passarão a ser portajadas, têm um índice de poder de compra inferior ao limite definido pelo Governo. As contas feitas pelo Executivo para decidir que estradas continuam gratuitas e quais passam a ser pagas partiram de uma média de todos os concelhos abrangidos, ponderada à população afectada.
A fórmula junta regiões ricas, como o Porto, com outras notoriamente pobres, como Lousada. O resultado final é uma média, que não tem em conta disparidades regionais. Mas vistos um a um, conclui-se que dos 20 concelhos atravessados pelas estradas, só sete têm um rendimento por pessoa acima do limite definido pelo Governo ao Porto e concelhos vizinhos soma-se Espinho e Aveiro.
É por isso que o critério escolhido por Mário Lino, para determinar quais das setes SCUT passariam a ser pagas pelos utentes, é contestado por empresários da região, que se dizem discriminados.
Empresários protestam
José Ribeiro, director executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, servida pela SCUT do Grande Porto, exemplifica "O Governo integrou Lousada e Paços de Ferreira na região do Grande Porto para calcular o rendimento per capita, quando os dois concelhos fazem parte de Tâmega". As contas "deviam ter sido feitas de outra maneira, os pressupostos estão errados", disse.
Mais a Norte, Joaquim Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, repetiu a pergunta. "Como é que o Governo conclui que temos um bom rendimento per capita? Caminha [que será excluída da obrigação de pagar portagem] tem um rendimento per capita de 79%. Nós temos de 81%. É uma diferença grande?", questiona.
E insistiu "Porque é que a Via do Infante não é portajada?", referindo-se ao facto de a SCUT algarvia ter sido isenta de pagamento porque a via alternativa demora 1,4 vezes mais tempo a ser percorrida que a auto-estrada sem custos, acima do limite de 1,3 vezes definido pelo Governo.
Joaquim Ribeiro também não consegue perceber qual é a via alternativa que o Governo garante demorar ainda menos tempo a percorrer do que a SCUT do Norte Litoral, que liga o Porto a Viana do Castelo, parando em Caminha (o Governo alegou o fraco nível económico da região a norte de Viana para a isentar de portagem).
"De Viana ao Porto são 70 quilómetros, quer se vá pela A28 (a SCUT) quer pela Estrada Nacional 13. Mas pela auto-estrada demora-se 25 minutos e pela nacional, cumprindo a velocidade máxima, não chego ao Porto em menos de duas horas e meia", garantiu.
O presidente da Associação de Viana garante não conseguir encontrar vias alternativas "credíveis" à SCUT . E atira "Este foi o Governo que, em campanha eleitoral, sempre defendeu que não era necessário pagar portagens nas SCUT".
Contabilizar custos
Os responsáveis associativos de Paços de Ferreira e Viana do Castelo não têm dúvidas quanto ao custo que as portagens representarão para as empresas e a Associação dos Industriais Metalúrgicos (AIMMAP, que tem um grande núcleo industrial na zona de Aveiro) está já a fazer as contas. "Estamos a contactar as empresas para avaliar o impacto real", afirmou o director-geral, Rafael Campos Pereira, convicto de que "haverá seguramente impacto" tanto que "não há alternativas viáveis".
A AIMMAP não vai ficar de braços cruzados e, numa primeira instância, protestará junto da Confederação da Indústria Portuguesa, a CIP, e também directamente junto do Governo. "Têm sido tomadas uma série de medidas que não nos permitem ser assim tão optimistas quanto à pujança da região. E, em muitos casos, um rendimento per capita alto não coincide com uma riqueza por pessoa alta", afirmou.
[+/-] |
MEGALupa: Ui que medo... eheheh |

A partir de agora, quem tiver uma box ilegal de acesso à televisão por cabo está sujeito a uma multa entre 500 e 3.740 euros, uma medida aprovada ontem em Conselho de Ministros.
quarta-feira, outubro 18, 2006
[+/-] |
MEGALupa: Testes à droga e calmantes nas estradas |
A ocorrência de um acidente é uma das razões que levam as autoridades a fazerem testes de despistagem do consumo de drogas e de álcool. Os testes de estupefacientes serão mais simples e rápidos com a nova lei em debate amanhã na AR
Os condutores vão ser submetidos a testes para a Polícia saber se estão sob efeito de drogas ilegais ou de calmantes. Até agora tinham de ir a um hospital. A nova lei, que amanhã deve ser aprovada no Parlamento, permite os testes de despistagem, como no caso do álcool. Entra em vigor no início de 2007.
As polícias portuguesas vão detectar na estrada o consumo de drogas pelos condutores através de um teste rápido de saliva, suor ou urina. A proposta de lei governamental deve ser votada amanhã pela Assembleia da República, na generalidade, devendo entrar em vigor no início do próximo ano.
Cocaína, heroína e demais opiáceos, canabinóides e anfetaminas são as drogas especialmente sujeitas a fiscalização. Outras podem ser pesquisadas, mas quanto ao ecstasy ainda não é certo que seja possível. Estão previstas coimas de 500 até 2500 euros.
Para efeitos legais, o condutor só será declarado sob influência de substâncias psicotrópicas após um resultado positivo num segundo teste, de confirmação, efectuado em amostra de sangue pelo Instituto de Medicina Legal. No entanto, fica imediatamente inibido de conduzir, durante 48 horas, se o rastreio efectuado pelas polícias na estrada acusar a presença de drogas no organismo.
Em conformidade com o novo Código da Estrada, tudo isto é igualmente válido para os peões, se intervenientes em acidentes de trânsito.
Com esta proposta, o Governo quer tornar mais fácil e eficaz a fiscalização do consumo de substâncias psicotrópicas, apostando num método que também é mais barato. Actualmente, trata-se de um processo complexo e oneroso. Os condutores suspeitos podem ser conduzidos a uma unidade de saúde para se sujeitarem a exames médicos e análises de sangue, mas, na prática, são raros os casos em que isso acontece.
De resto, nos últimos anos os estudos do Instituto de Medicina Legal – com base nas autópsias a vítimas de acidentes de viação – comprovam os padrões internacionais e indicam uma relação entre colisões e despistes graves e o consumo de drogas pelos automobilistas. Mesmo relativamente ao haxixe, habitualmente referido como droga leve, o consumo é considerado incapacitante para a prática da condução.
De acordo com o novo Regulamento de Fiscalização da Condução Sob Influência do Álcool ou de Substâncias Psicotrópicas, a votar amanhã pelo Parlamento, a despistagem passa a ser feita logo na estrada, pelas polícias. O rastreio – ao suor, saliva ou urina – será tão rápido e simples como aquele que é usado para testar a taxa de alcoolemia.
Por enquanto, permanece por regulamentar o tipo de equipamento a utilizar pelas forças de segurança, que tem de ser indicado pela Direcção-Geral de Viação. Um estudo financiado pela Comissão Europeia entre 2003 e 2005 testou nove aparelhos, mas nenhum foi considerado seguro para que o seu uso fosse recomendado aos estados-membros.
MULTAS CHEGAM AOS 2500 EUROS
O novo Código da Estrada, em vigor desde o ano passado, prevê coimas de 500 a 2500 euros para quem tiver consumido drogas e for apanhado a conduzir. O resultado do rastreio efectuado pelas forças de segurança carece de confirmação num relatório médico ou pericial, baseado em análises ao sangue, a realizar pelo Instituto de Medicina Legal.
Relativamente aos condutores embriagados, aplicam-se penas de prisão se as taxas de alcoolemia se situam acima de 1,2 g/l e coimas de 250 a 2500 euros se os resultados são inferiores a 0,8 g/l.
APARELHOS À EXPERIÊNCIA
Em Portugal já foram realizados testes de saliva aos condutores, nomeadamente pela PSP e pela GNR. Na Brigada de Trânsito, inclusive, foram experimentados dois equipamentos diferentes: o primeiro implicava juntar água à saliva da pessoa fiscalizada, enquanto o segundo, mais recente, já dispensava a utilização de água.
Os condutores eram abordados pelas forças de segurança e só faziam a prova como voluntários. Os aparelhos definitivos vão ser escolhidos pela Direcção-Geral de Viação.
O QUE VAI MUDAR
TESTES. Os condutores serão sujeitos a testes rápidos para detecção de consumo de drogas. A confirmação é feita através de análises ao sangue.
PEÕES. Os peões também fazem o exame de despistagem de substâncias psicotrópicas, sempre que estejam envolvidos em acidentes.
INIBIÇÃO. Se o primeiro teste revelar a presença de drogas, os condutores ficam impedidos de conduzir por um período não inferior a 48 horas.
LISTA. As administrações regionais de saúde ficam obrigadas a divulgar a lista dos estabelecimentos aptos a realizar os exames de rastreio.
AMOSTRAS. Quando o rastreio de droga der positivo, será enviada uma amostra de sangue para o Instituto de Medicina Legal, para confirmação.
SOPRO. Um condutor fiscalizado à taxa de álcool dispõe de três tentativas para soprar no aparelho. Se não der resultado, fará análises ao sangue.
GRATUITO. A contra-prova ao teste de álcool requerida por um condutor fiscalizado pelas autoridades policiais passa a ser gratuita.
EXAMES. A determinação do estado de embriaguez de um condutor apenas por exames médicos passa a ser feita só em último recurso.
PRAZO. O Instituto de Medicina Legal terá 30 dias para enviar os resultados dos exames de quantificação de álcool às entidades fiscalizadoras.
O QUE DIZEM AS AUTÓPSIAS A VÍTIMAS DE ACIDENTES
337 AUTÓPSIAS A VÍTIMAS DE ACIDENTES
Em 2004 foram autopsiadas 337 vítimas das estradas: 16 tinham droga no organismo
7 VÍTIMAS MORTAIS ACUSARAM COCAÍNA
Das 16 autópsias que revelaram droga, três referem-se a haxixe e seis a heroína.
774 AUTÓPSIAS A VÍTIMAS MORTAIS EM 2005
277 eram condutores, 88 peões, 46 passageiros e 363 em situação desconhecida
33 VÍTIMAS DE 2005 CONSUMIRAM DROGAS
Seis condutores, um peão e três passageiros tinham consumido haxixe
11 VÍTIMAS MORTAIS TINHAM CONSUMIDO COCAÍNA
Sete condutores, um peão e três ocupantes mortos em 2005 acusaram cocaína
1 CONDUTOR CONSUMIU ANFETAMINAS
Também foram detectados cinco condutores e um ocupante com heroína no organismo.
terça-feira, outubro 17, 2006
[+/-] |
Risoterapia2: As aventuras do Tone Maluco III |
O Tone Maluco continua a sua saga. Agora anda atrás de "portuguesas lindas" e está disposto a persegui-las até à Califórnia. Devia dar uma boa "californicação", mas se nenhuma se chamasse Maria Antónia não se perdia nada. O Tone no seu melhor. Como sempre, ao clicar no "play" considerem-se por vossa conta e risco.
[+/-] |
Megafonix2: Jogador de râguebi amputa dedo para jogar Mundial |

A decisão foi naturalmente "difícil" mas é irreversível: Jone Tawake, jogador australiano de raguebi, deu ordem para que os médicos lhe cortassem o dedo anelar da mão direita, por forma a que possa participar no Mundial de França em 2007.
O australiano fracturou o dedo em Março e inesperadamente surgiu uma grande infecção. Assim, para encurtar o período de recuperação, optou pela amputação.
"Foi uma decisão difícil mas pensei no meu futuro no mundo do raguebi. Não podia estar mais tempo de baixa. O Mundial realiza-se no próximo ano e quero ter a possibilidade de treinar-me bem para poder entrar nos planos do seleccionador, explicou.
Uma situação semelhante foi a do português Héldes Esteves, ponta-de-lança emigrante que actuava no Lusitanos. Ficou com o dedo preso na vedação de um estádio ao comemorar um golo , por causa da aliança, e ao invés de optar pela reimplantação do dedo preferiu ficar sem ele de forma a continuar a fazer uma grande época (terminou-a com 40 golos... como podem comprovar por aqui). Acabou por assinar pelo Auxerre, onde nunca se impôs. Actualmente representa o Dijon.
quinta-feira, outubro 12, 2006
[+/-] |
Risoterapia2: As aventuras do Tone Maluco II |
A "mademoiselle" pode ser "petit", mas o Tone é um Grande Maluco. Se optarem por clicar no "play", lembrem-se que o fazem por vossa conta e risco. A gerência declina a responsabilidade por qualquer efeito secundário que daí possa advir.
[+/-] |
Fashionable: Victoria Beckham não gosta de se ver nua!!! A gente vê por ela... |

Victoria, mulher do galáctico do Real Madrid, David Beckham, fez esta quarta-feira uma declaração bombástica sobre o seu corpo, segundo nos conta o Sportugal. A cara-metade de David Beckham afirmou que não gosta do que vê quando tira a roupa e se vê ao espelho. Victoria, que já deu à luz por três vezes, foi mesmo mais longe ao dizer que não se acha grande coisa quando se vê da maneira como veio ao mundo.
Entrando em pormenores, Victoria referiu que considera a sua barriga flácida. ”Posso ficar bem de jeans, mas acreditem, sou muito feia nua", declarou.
A palavra jeans não foi proferida por acaso. Victoria pretende lançar a sua própria marca de roupas. A mulher do médio merengue já desenhou modelos de calças jeans para a marca Rock and Republic e agora pretende centralizar a sua carreira na moda.
[+/-] |
Futilidades2: "Pitcher" dos Yankees falece em acidente de aviação que fez lembrar o 9/11 |

A avioneta que ontem chocou contra um prédio de habitação em Manhattan, Nova Iorque, estava registada em nome de um dos mais conhecidos jogadores de beisebol norte-americano, Cory Lidle. Segundo as primeiras informações, veiculadas pelo FBI, o "pitcher" - jogador que lança a bola - dos New York Yankees seria mesmo a única pessoa a bordo, mas haverá pelo menos mais uma vítima mortal e ainda cinco civis e 11 bombeiros feridos. O passaporte de Lidle, de 34 anos (nasceu a 22 de Março de 1972, em Nova Iorque) foi encontrado na rua, junto de parte dos destroços do aparelho.
O acidente deu-se cerca das 20 horas em Portugal (menos cinco em Nova Iorque), quando a avioneta chocou, em pleno coração de Manhattan, contra o arranha-céus "The Belair", construído nos anos 80 e formado por 183 apartamentos, cada um com um custo médio superior a um milhão de dólares.
A hipótese de tratar-se de um atentado chegou a ser veiculada mas rapidamente as autoridades norte-americanas afastaram tal cenário, tudo apontando para que tenha sido a falta de combustível do aparelho a causa da colisão.
[+/-] |
Sexão: Festival de BD Porno na Amadora |

Prometem ser os quadradinhos mais escaldantes da 17.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada (FIBDA), que arranca no dia 20 de Outubro, na Amadora.
Os desenhos não vão ter bolinha vermelha no canto superior direito, mas vão estar interditos a menores de 18 anos.
Curioso? Então não pode perder a «BD Voyeur», uma exposição de banda desenhada pornográfica e erótica, que vai estar patente no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, onde vai funcionar o núcleo central do festival.
Ali vão ser apresentados os trabalhos de vários autores portugueses, que irão aproveitar o festival para lançar o primeiro número de uma revista de BD pornográfica em Portugal.
«A exposição vai ser muito forte, porque alguns autores focam mais o pornográfico e não tanto o erótico. Mas não esperamos reacções negativas, até porque os tempos já são outros», referiu ao PortugalDiário Nelson Dona, o director do (FIBDA).
Apesar dos «tempos serem outros», a exposição vai estar apenas acessível aos adultos e em horários de menor frequência de crianças.
Os quadradinhos pornográficos só vão estar visíveis aos fins-de-semana. Durante a semana, só a partir do final da tarde, quando já tiverem terminado as visitas escolares.
«No local, vai haver um vigilante que indica aos pais para entrarem primeiro e depois decidirem se ou filhos podem ou não ver a exposição», explica Nelson Dona.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que a pornografia invade o festival de banda desenhada da Amadora. Contudo, desta vez, a organização espera que não se repita a polémica de há 15 anos, quando os quadradinhos escaldantes foram exibidos na Fábrica da Cultura.
Na altura, a banda desenhada pornográfica causou grande polémica e chocou muitos visitantes, com a Associação Nacional Católica a apresentar queixa junto da Câmara da Amadora. «Hoje os tempos evoluíram», por isso, Nelson Dona não espera que rebente uma nova polémica.
quarta-feira, outubro 11, 2006
[+/-] |
Risoterapia2: As aventuras do Tone Maluco I |
O MEGAFONE2 vai fazer deste gajo uma vedeta. Responde simplesmente pelo nome artístico de "Tone Maluco". Se quiserem saber porquê, basta clicarem no "play". É por vossa conta e risco. A gerência declina a responsabilidade por qualquer efeito secundário.
[+/-] |
Videolog2: Novos cânticos da Bracara Legion |
"Manu Chao" em versão Bracara Legion. Agradecimento especial a http://www.ultrasbracaralegion.blogspot.com, onde poderão encontrar mais novidades vocais destes Ultras arsenalistas.
segunda-feira, outubro 09, 2006
[+/-] |
Risoterapia2: Cuidado, não tentem isto em casa... |
Antes de ser despedido da RedeTV, o maluco do João Kléber tinha um programa de "pegadinhas", ou apanhados em português de Portugal, que era o fim da macacada. Este "sketch" é daquele que não convém tentar por aí, dado que pode ser de alto risco. Até porque nunca se sabe para que lado o "detector de gays" vai apitar...
sábado, outubro 07, 2006
[+/-] |
Caneladas2: José Veiga é que manda nos jornais? |

"A verba em causa é de 300 mil euros, 10% do valor que o Benfica pagou pelo jogador ao Cruz Azul. “O Benfica pagou 4 milhões de dólares (pouco mais de 3 milhões de euros) pelo Kikin que não devia ter pago, pois ele era um jogador livre. Isso só pode ter sido algum negócio mal explicado”, acusa Petricevic. Agora o mediador de Ilicic no negócio sente-se prejudicado e diz que o seu nome está em causa junto da FIFA, pois José Veiga recusa-se a pagar o montante pedido pelo agente do jogador neste negócio. “Isto é uma irresponsabilidade tremenda deste dirigente do Benfica. Quem me pediu o trabalho foi José Veiga, e fui a Portugal tentar falar com ele e com o Kikin mas não consegui”, explica.Sportugal, 07/05/2006, artigo deste órgão de informação "online" denunciando um negócio pouco claro em torno da contratação do mexicano "Kikín" Fonseca. Ao que se percebe, o clube da Luz pagou um balúrdio por um atleta que estaria livre. Mesmo que tivesse de efectivamente ser paga uma compensação, o que transparece é que José Veiga passou a perna aos empresários que utilizou para estabelecer a ponte negocial com o Cruz Azul, clube onde o avançado actuava. A pergunta do milhão de dólares é inevitável: onde foi parar o dinheiro das comissões?
E aqui as acusações ao director-geral da SAD encarnada sobem de tom. “Ele não me atende o telefone, mas quando consegui falar com o Sr. Veiga disse-me que eu podia tentar aquilo que quisesse para receber o dinheiro porque não ia conseguir”, afirma em tom revoltado Petricevic. “Controlo a imprensa portuguesa e o Benfica, aqui mando eu! Os jornalistas só escrevem o que eu digo, por isso não vais receber o dinheiro”, foi o que José Veiga terá respondido, segundo o mediador croata. Zlatko Petricevic trabalhou como secretário técnico na selecção do Irão, durante o Mundial da Alemanha, equipa que estava no grupo de Portugal.
Para ilustrar melhor a situação, Petricevic conta que conheceu um jornalista português durante a competição e que mais tarde lhe contou o caso numa conversa informal, ao que o jornalista lhe terá respondido: “No meu jornal não podemos escrever nada sobre isso”.
Confrontado pelo Sportugal com estas graves acusações, o director-geral da SAD remeteu-se a uma curta declaração: "Não quero falar sobre esse assunto!"
sexta-feira, outubro 06, 2006
[+/-] |
Videolog2: Império Alviverde, a Torcida do Coritiba |
A Império Alviverde reclama para si o estatuto de maior Torcida Organizada do Sul do Brasil. Após a "Batalha no Aeroporto", é pelo menos, certamente, uma das mais conhecidas. Vejam-nos aqui num importante jogo fora de casa e em cortejo.
[+/-] |
Modalidades2: Maccabi derrota os Raptors em 2005/06 |
O Maccabi Telavive, de Israel, abala o mundo da NBA ao derrotar os Toronto Raptors em pleno "Air Canada Center" no início da época passada. A derradeira jogada de "1 contra 1" é de Anthony Parker, que a mete lá dentro para delírio dos largos milhares de apoiantes do clube israelita que deram uma impressionante tonalidade amarela ao pavilhão. No jogo seguinte, os Orlando Magic conseguiram vencer o Maccabi com dificuldade, assumindo que não fizeram as rotações habituais de jogadores porque era "importante ganhar o jogo". Ou seja, impedir que uma formação europeia lhes desse duas vezes consecutivas na bilha. Fantástico.
quarta-feira, outubro 04, 2006
[+/-] |
Futilidades2: Gritar "Tsunami" ao Megafone dá multa? |
Uma pessoa que nadava com a bandeira vermelha e outra que gritava por um megafone um falso alerta de tsunami foram os dois únicos banhistas alvo de processos de contra-ordenação este Verão nas praias da Costa da Caparica.
A Marinha divulgou hoje as contra-ordenações instauradas pela Polícia Marítima na última época balnear nas praias da Costa da Caparica, Almada, acrescentando que os processos estão ainda em curso e poderão levar à aplicação de multas de até 550 euros, no caso dos banhistas.
Estes casos resultam da entrada em vigor, a 07 de Junho, da legislação que prevê multas para titulares de concessões de praia, banhistas e nadadores-salvadores que não cumpram determinadas normas, segundo dados facultados à Lusa pela Marinha.
A época balnear começou seis dias antes da entrada em vigor da nova lei, a 01 de Junho, e acabou a 30 de Setembro.
De acordo com a Armada, a Polícia Marítima, que tem competências de fiscalização e aplicação das coimas, instaurou ainda nas praias da Costa de Caparica processos de contra-ordenação a um nadador-salvador e a quase metade dos bares/restaurantes de praia.
Entre os dois banhistas que foram notificados pelas autoridades marítimas, um tomava banho com a bandeira vermelha e o outro provocava distúrbios ao gritar por um megafone que se aproximava um tsunami.
Quanto ao nadador-salvador, encontrava-se mal fardado e fora da área de vigilância e socorro da praia. Dos 58 bares/restaurantes de praia existentes na frente marítima da Caparica, 23 foram alvo de processos de contra-ordenação, sendo que alguns deles tiveram mais do que um processo, consoante o número de infracções cometidas ao longo da época balnear.
No total, segundo a Marinha, foram instaurados 48 processos de contra-ordenação a titulares de concessões de praia por infracções como falta de nadadores-salvadores, licenciamento camarário, ocupação abusiva do domínio público marítimo e funcionamento dos estabelecimentos fora do horário permitido.
De acordo com a lei, cada uma destas infracções pode ser punida com uma coima variável entre os 250 e os 2.500 euros. Para os banhistas e nadadores-salvadores, as coimas oscilam, respectivamente, entre os 55 e os 550 euros e entre os 100 e os 1.000 euros. O processo de aplicação das multas não é imediato, uma vez que os visados podem contestar. Consideradas das maiores do país, as praias da Costa de Caparica, no concelho de Almada, estendem-se por uma frente de areia de 20 quilómetros que começa em São João e acaba na Fonte da Telha.
[+/-] |
Music-Hall: Hmmmm... You touch my tralala... |
Por mais que ouça o raio desta coisa que não conhecia, e que alguns chamam "canção", ainda não consegui sinceramente articular um comentário decente. "The Ding dong song", ou então somente "Tralala" como ficou conhecida a nível internacional. O pintarolas que supostamente interpreta isto chama-se Günther, é sueco e intitula-se como o "Pleasureman". Assim rapidamente percebemos como a "pimbën muzik" é muito mais comercial que a "música pimba", por isso tem tanto sucesso nos países alegadamente mais desenvolvidos do Norte da Europa. Salvam-se no teledisco as gajas a roerem-se. Disso, a gente gosta sempre. Até se dispensa o som.
segunda-feira, outubro 02, 2006
[+/-] |
Modalidades2:Tigres de Loulé bicampeões nacionais de basebol ao vencerem Académica |

Os Tigres de Loulé sagraram-se ontem bicampeões nacionais de basebol ao derrotar a Académica de Coimbra por 9-1 na final do campeonato, disputada em Abrantes. Este é o sexto título dos Tigres, contra cinco da Académica.
Ligações:
http://baseballtigresdeloule.web.pt
[+/-] |
Hard-idas: Sofia Zamolo |

A América do Sul tem coisas fantásticas. Uma delas é as gajas boas serem doidas por jogadores de futebol. A outra é não fazerem questão de esconderem com quem se deitam. Pelo contrário, tratam é que se saiba para com isso ganharem a maior publicidade possível. Até há alguns dias, nem sabia que Sofia Zamolo existia. Gosto de "Sofias", e desta fiquei a gostar também. As imagens dispensam mais explicações. Ah, a rapariga acalmou os "calores" com Kily González, o craque argentino que agora alinha no Rosário Central, por acaso o meu clube por aquelas paragens. Que lhe tenha feito bom proveito. Mais levezinho ficou de certeza...
Ligações:
Galeria sugestiva de Sofia Zamolo
[+/-] |
Mundofone2: Olha que boa desculpa para não usar aliança... |
Se não é inédito, anda lá perto. Sidi Keita, jogador do Lens, foi expulso durante o jogo da Taça UEFA contra o Ethnikos Achnas de Chipre por causa da aliança no dedo. Ou melhor, não foi bem por causa da aliança, foi mais por não ter um adesivo a tapar a aliança.
O médio maliano já tinha visto um cartão amarelo antes por uma entrada dura sobre um adversário, quando o árbitro italiano Messina se apercebeu que a aliança andava destapada no dedo e mostrou ao jogador o segundo amarelo.
Sidi Keita ainda tentou argumentar que o adesivo tinha caído durante o jogo, mas o árbitro não quis saber. Já o treinador do Lens, François Gillot, não tirou a culpa ao jogador mas adiantou que «foi a primeira vez, em jogos internacionais, que o árbitro não foi aos balneários para lembrar esses pormenores».
[+/-] |
Mundofone2: Em Inglaterra nem a peidola se pode mostrar... |
Joey Barton foi interrogado pela polícia no final do encontro entre o Everton e o Manchester City. O jogador celebrou o golo que marcou de forma invulgar e agora pode ter as autoridades «à perna».
Foi Richards quem marcou o golo, mas foi Barton quem mais festejou, virou costas aos adeptos do Everton e puxou os calções para baixo, mostrando o traseiro à assistência. O treinador do City não viu nada.
«Não vi nada. Mas se alguma coisa aconteceu vamos lidar com isso de mente aberta», referiu o Stuart Pearce. Os adeptos do Everton é que não gostaram nada da brincadeira, e o guarda-redes da equipa da casa teve mesmo de intervir.
«A polícia chegou perto de mim para saber o que tinha acontecido», continuou Pearce. «Mas acho que alguma coisa que tenha acontecido só pode ter tido a ver com a altura em que marcámos o golo», justificou. «E talvez porque uma pessoa ou outra comentaram sobre a nossa forma nos jogos fora de casa.» O golo de Richards aconteceu ao minuto 90 e deu a igualdade no marcador ao Manchester City frente ao Everton.
[+/-] |
Megafonix2: Futebol é o produto mais forte do mercado televisivo |
A audiência média das transmissões dos jogos de futebol em canal aberto foi, nos primeiros sete meses de 2006, a mais elevada de sempre em Portugal. De acordo com um estudo divulgado pela Mediamonitor/Marktest, cada desafio transmitido em canal aberto rende, às televisões, uma audiência média de 15,1 por cento. Ou seja, cada jogo é acompanhado por 1,430 milhões de telespectadores.
Este valor médio respeita apenas aos sete primeiros meses de 2006 e permite chegar a uma outra conclusão relevante: é cada vez mais expressiva a audiência do futebol na TV. De 1999 ao ano em curso, o universo de telespectadores adeptos de futebol aumentou cerca de 50 por cento. Há sete anos, cada jogo era televisto, em média, por apenas, 980 mil pessoas.
O Euro'2004 e o Mundial'2006 contribuíram para este substancial crescimento, mas não são a única, nem a principal, explicação para o desempenho. Basta verificar que os valores registados pelas transmissões televisivas de jogos em 2005 foram muito semelhantes às de 2004. Por outro lado, o bom comportamento de pelo menos um dos três grandes conjuntos lusos nas últimas edições das competições europeias (vitórias do FC Porto em 2003, na Taça UEFA, e em 2004, na "Champions", presença do Sporting na final de Taça UEFA de 2005 e do Benfica nos "quartos" da Champions, em 2006) suscitou sempre grande interesse da generalidade dos adeptos.
A referida análise inclui ainda um índice de afinidade dos telespectadores com as transmissões de futebol, por escalão etário, localização geográfica e classe económica. Conclui-se que é nas regiões Sul, Grande Porto e Interior que o interesse é mais massificado. O impacto é maior nas classes C2 e D e no público com mais de 45 anos.
[+/-] |
Liga Betadine2: Sporting regista recorde de facturação |

“Estamos a conseguir elevar a condição comercial do Sporting a um patamar europeu.” Foi desta forma que Pedro Afra, director-geral comercial dos leões, introduziu ontem o ponto de situação do clube relativamente aos lugares anuais no Estádio de Alvalade. A campanha “Garra Centenária” resultou, até ao momento, na venda de 33.500 gameboxes, mais do que as 29 mil da última temporada e “mais do que os 32 mil bilhetes de época do Inter de Milão”; dos cerca de 160 camarotes do estádio, 81 por cento estão negociados; e nos lugares de empresa, a ocupação ronda os 100 por cento.
Contas feitas, Pedro Afra aponta para uma receita recorde de 11,3 milhões de euros, valor que, curiosamente, corresponde a 66 por cento do orçamento do futebol... Desse montante, 7,2 milhões de euros foram apurados na venda de gameboxes (contra os 5,5 milhões de 2005/06), enquanto os restantes 4,1 milhões de euros são a soma da facturação em lugares de empresa.
domingo, outubro 01, 2006
[+/-] |
Hooligometro2: Que rica formação fazem estes treinadores... |
Tudo decorria dentro da normalidade entre os juvenis do Grupo Desportivo do Viso e o Boavista, mas de repente o «inferno» aconteceu. Ao ND, Bernardino Alves, treinador do conjunto visitado recorda o que aconteceu: “Estava a ser um belíssimo jogo. O Boavista entrou melhor na primeira parte e nós na segunda. O empate era o resultado na altura em que, apelando ao «fair-play» um jogador dos nossos interrompeu uma jogada. Mas isso, contudo, não aconteceu por parte de um atleta do Boavista”.
E foi, a partir daí, que tudo se precipitou: “O jogador do Boavista seguiu com a bola e o nosso adversário chegou ao 2-3. Alguns jogadores envolveram-se por momentos em alguns empurrões, que rapidamente foram sanados. Foi, entretanto, feita alguma pressão por parte do delegado e do treinador do Boavista para os nossos dois melhores jogadores serem expulsos. Um dos mais novos no clube apercebeu-se disso e puxou-o para o banco. O treinador do Boavista tentou-o pontapear, mas como não conseguiu, deu-lhe um estalo”.
Daí até chegarem a «vias de facto» foi um ápice quando ainda faltavam sete minutos para o fim da partida: “Perguntei ao treinador porque tinha feito aquilo e ele disse que lhe tinha dado um estalo e que me dava a mim também. Aí... pegámo-nos e acabámos por ter ordem de expulsão. Entretanto, o que sucedeu depois nada tem a ver comigo”.
Ao que conseguimos apurar, o técnico axadrezado terá sido abordado, à saída do pavilhão, pelo tio do atleta a quem supostamente deu o estalo e as agressões regressaram. Numa altura em que a PSP foi chamada ao local para pôr termo aos conflitos e não aceitou “uma queixa da mãe do jovem, por esta ser toxicodependente”, segundo explica Bernardino Alves.
Tentámos ouvir o Boavista, mas o director Paulo Fonseca recusou-se a prestar declarações: “Não vamos prestar qualquer esclarecimento. Estamos a tomar as medidas necessárias”.
[+/-] |
Megafonix2: Vaca Gloriosa rendeu... 7 mil euros!!! |
A "Gloriosa", a vaca do Benfica que integrou a CowParade – que, durante alguns meses, animou diversos locais da capital portuguesa –, foi ontem leiloada por sete mil euros. Pintada com as cores do clube da Luz e assinada pelos jogadores encarnados, a vaca foi ontem leiloada, juntamente com as restantes 69 vacas do desfile, num evento que decorreu sob a Pala do Pavilhão de Portugal, na Expo.
Juntamente com a vaca patrocinada pela SIC, a "Gloriosa", com uma base de licitação de 1500 euros, também esteve em leilão na internet durante a última semana, tendo iniciado a última fase do leilão já nos 4700 euros. As verbas recolhidas na sessão coordenada pela leiloeira Palácio do Correio Velho revertem para diversas instituições de caridade, num projecto com a designação "Pelas Artes, por Causas, por Sorrisos!" e que teve também cuidados a nível ambiental.
Ligações:
http://cowparadelisboa.sapo.pt