Megafonix2: Futebol é o produto mais forte do mercado televisivo
A audiência média das transmissões dos jogos de futebol em canal aberto foi, nos primeiros sete meses de 2006, a mais elevada de sempre em Portugal. De acordo com um estudo divulgado pela Mediamonitor/Marktest, cada desafio transmitido em canal aberto rende, às televisões, uma audiência média de 15,1 por cento. Ou seja, cada jogo é acompanhado por 1,430 milhões de telespectadores.
Este valor médio respeita apenas aos sete primeiros meses de 2006 e permite chegar a uma outra conclusão relevante: é cada vez mais expressiva a audiência do futebol na TV. De 1999 ao ano em curso, o universo de telespectadores adeptos de futebol aumentou cerca de 50 por cento. Há sete anos, cada jogo era televisto, em média, por apenas, 980 mil pessoas.
O Euro'2004 e o Mundial'2006 contribuíram para este substancial crescimento, mas não são a única, nem a principal, explicação para o desempenho. Basta verificar que os valores registados pelas transmissões televisivas de jogos em 2005 foram muito semelhantes às de 2004. Por outro lado, o bom comportamento de pelo menos um dos três grandes conjuntos lusos nas últimas edições das competições europeias (vitórias do FC Porto em 2003, na Taça UEFA, e em 2004, na "Champions", presença do Sporting na final de Taça UEFA de 2005 e do Benfica nos "quartos" da Champions, em 2006) suscitou sempre grande interesse da generalidade dos adeptos.
A referida análise inclui ainda um índice de afinidade dos telespectadores com as transmissões de futebol, por escalão etário, localização geográfica e classe económica. Conclui-se que é nas regiões Sul, Grande Porto e Interior que o interesse é mais massificado. O impacto é maior nas classes C2 e D e no público com mais de 45 anos.
0 comentários:
Enviar um comentário