Há quem diga que este, sim, é o hino oficial da guerra na noite do Porto, ainda por cima sendo da autoria de uma banda da região: "Piu Piu Piu o palhaço que se riu; Piu Piu Piu o palhaço que caiu..."
segunda-feira, dezembro 10, 2007
[+/-] |
Discotoca: Mind da Gap-Piu, Piu, Piu |
Há quem diga que este, sim, é o hino oficial da guerra na noite do Porto, ainda por cima sendo da autoria de uma banda da região: "Piu Piu Piu o palhaço que se riu; Piu Piu Piu o palhaço que caiu..."
quarta-feira, dezembro 05, 2007
[+/-] |
Discotoca: Bandidos Rap-Vale Tudo |
A guerra promete continuar e está visível num hino, já na posse da Polícia Judiciária, que circula na internet. É feito pelos membros do grupo da Ribeira e o apelo à violência é explícito. O vídeo chama-se ‘Bandidos Rap vale tudo’ e a ameaça está bem presente nos gestos, na letra, no ódio dirigido às autoridades e às suas regras.
‘Munições reduzidas só fazem feridas’ é uma das estrofes da canção, onde se apela a que todos os bandidos usem calibres .22 ou 9 milímetros. ‘Bandidos não fazem cobranças difíceis. Bandidos não gostam de polícias. (...) Bandidos levam .22 ou nove milímetros’ são algumas das passagens da canção, assustadora, feita por dezenas de jovens aos gritos nas marginais do Porto e de Gaia.
in Correio da Manhã, 04/12/2007
domingo, novembro 11, 2007
[+/-] |
Gabriele Sandri, 26 anos, cidadão italiano, tifoso da Lazio, abatido a tiro por um polícia dentro da sua viatura numa Área de Serviço |

O jogo Inter-Lazio não se realiza, mas estão a registar-se incidentes em vários estádios italianos com os tifosi a chamarem "assassinos" aos polícias, tendo idêntica medida sido aplicada ao Atalanta-AC Milan. As autoridades dizem somente ter-se tratado de "um erro trágico". É sempre assim quando morre mais um adepto.
O MEGAFONE entende que os criminosos devem ser banidos do Desporto. Sejam altos dirigentes, árbitros, treinadores, jogadores, simples adeptos ou até polícias que não cumprem bem a sua função e como temos visto por cá, nem sequer conhecem as Leis.
Neste caso, porém, está uma vez mais em causa uma questão social, e não desportiva. A polícia disparou sobre um cidadão que, naquela altura, nem sequer tinha sido relacionado com qualquer conotação futebolística. Fazer constar que se tratava de um tifoso, da Lazio ou Juventus, não pode ser uma cortina de fumo sobre os factos nem servir para os comentadores de pacotilha debitarem os seus lugares comuns anti-claques. A morte do Gabriele merece a mesma indignação internacional, as mesmas homenagens, o mesmo clamor por Justiça, pelo menos, que o agente Filippo Raciti, tristemente assassinado por adeptos do Catania em Fevereiro. Só assim a sua Alma poderá descansar em Paz.
Ligações:
Portfólio de imagens do falecido Gabriele Sandri
Acompanhamento ao minuto de todos os desenvolvimentos deste caso em Itália
sexta-feira, outubro 05, 2007
[+/-] |
Quinas2: Tonel é a grande novidade nos convocados de Scolari para o Azerbaijão e Cazaquistão |

A exclusão de Tiago é outra nota de destaques. O médio português, que tem tido dificuldades em impor-se na Juventus, foi utilizado nos primeiros oito jogos de qualificação, sendo titular em cinco deles (marcou mesmo na Sérvia, no empate 1-1), e suplente nos dois últimos, face ao regresso de Maniche.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo (Betis, Esp) e Quim (Benfica).
Defesas: Miguel (Valência, Esp), Bosingwa e Bruno Alves (FC Porto), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Fernando Meira (Estugarda, Ale) e Tonel (Sporting).
Médios: Raul Meireles (FC Porto), Miguel Veloso e João Moutinho (Sporting), Maniche (Atlético de Madrid, Esp), Duda (Sevilha, Esp) e Deco (FC Barcelona, Esp).
Avançados: Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United, Ing), Simão (Atlético de Madrid, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nuno Gomes (Benfica) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale).
SUB-21. Rui Caçador divulgou a lista de convocados da Selecção Nacional de sub-21 para os jogos com a Bulgária (em Sófia, a 12 de Outubro) e Montenegro (em Podgorica, a 16 de Outubro), a contar para o grupo 1 de qualificação para o Euro'2009.
Na lista de vinte convocados destacam-se as chamadas de seis jogadores: guarda-redes Mário Felgueiras, do lateral Mano, do central João Pedro e dos médios Celestino, Nuno Coelho e Feliciano Condesso.
Lista de convocados:
AS Roma: Antunes;
Académica de Coimbra: Hélder Barbosa;
Nacional: João Moreira e João Coimbra;
Belenenses: Gonçalo Brandão e Mano;
Dinamo de Moscovo: Cícero;
Fulham: Ricardo Batista;
Inter de Milão: Pelé;
Penafiel: João Pedro;
Estoril Praia: Celestino;
Leixões: Paulo Machado e Vieirinha;
Portimonense: Nuno André Coelho, Nuno Coelho e Mário Felgueiras;
Sporting: Yannick;
Salamanca: Vasco Fernandes;
Villarreal: Feliciano Condesso;
V. Guimarães: Targino.
quinta-feira, outubro 04, 2007
[+/-] |
Mundofone2: Vídeo ridiculariza adeptos do Atlético Madrid |
O Atlético de Madrid pediu explicações à Companhía Metro de Madrid devido a um spot publicitário alusivo ao efeito de estufa.
No filme podia ver-se um adepto do Atlético de Madrid e um outro do Real Madrid. Enquanto o colchonero usa o carro para deslocar-se ao estádio, o merengue utiliza os transportes públicos.
O Atlético, em comunicado, fez saber que desconhecia o conteúdo do vídeo mas solicitou a sua retirada no momento que se soube do spot publicitário, e pedirá explicações à Metro de Madrid sobre o assunto.
Por seu lado, a Metro de Madrid já pediu desculpa ao clube rojiblanco, frisando que o objectivo era sensibilizar a população para o uso dos transportes públicos como forma de reduzir a poluição e nunca houve a intenção de ridicularizar os adeptos do Atlético.
quarta-feira, outubro 03, 2007
[+/-] |
Megafonix2: Sp. Braga ultrapassa Sporting no ranking IFFHS |
O Benfica (34.º classificado numa lista liderada pelos espanhóis do Sevilha) continua a ser o clube português com melhor cotação no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), mas a maior novidade é o facto do Sp. Braga ter ultrapassado o Sporting.
Na lista, referente aos últimos 12 meses, os minhotos ocupam a 104.ª posição enquanto os leões surgem em 112.º. O FC Porto é 57.º, ao passo que o Belenenses ocupa o 241.º patamar e a União de Leiria é 273.º.
Ranking da IFFHS (Outubro 2007):
1. (1.) Sevilha, 285
2. (6.) Colo Colo, 275
3. (3.) Santos, 272
4. (4.) Boca Juniors, 268
5. (2.) Chelsea, 262
. (5.) M. United, 262
7. (7.) Milan, 248
8. (9.) Roma, 242
9. (10.) Inter, 239
10 (7.) Liverpool, 237
(...)
34 (38.) Benfica, 173
57 (68.) FC Porto, 139,5
104 (81.) Sp. Braga, 114
112 (80.) Sporting, 112,5
241 (227.) Belenenses, 76,5
273 (210.) U. Leiria, 73,5
Entre parêntesis estão os lugares ocupados no mês anterior.
[+/-] |
Lusofone2: Sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal com equipas da Honra |

Clubes isentos: Olhanense e Tocha
Monsanto - Esmoriz
Sanjoanense - Camacha
Freamunde - Pampilhosa
Penalva do Castelo - Torre Moncorvo
Cova da Piedade - Sesimbra
Machico - Padroense
Fafe - Juventude de Évora
Cacém - Real
Barreirense - Aves
Penafiel - Varzim
Gondomar - Feirense
Beira-Mar - Amarante
Lagoa - Pinhalnovense
Oliveira do Bairro - Santa Clara
Torreense - 1º Dezembro
Portosantense - Moreirense
Covilhã - Vizela
Tourizense - Atlético
Mondinense - Pontassolense
Micaelense - Valdevez
Satão - Operário
Nelas - Valecambrense
União da Serra - UD Oliveirense
Maria da Fonte - Carregado
Lusitânia - Caldas
Rio Ave - Odivelas
Rebordosa - Trofense
Cartaxo - Serzedelo
Fátima - Rio Maior
Merelinense - Anadia
Abrantes - Espinho
Leça - Chaves
Messinense - Tirsense
Monção - Infesta
Marinhas - Louletano
Fiães - Portimonense
Gil Vicente - Estoril-Praia
Sertanense - Fayal
terça-feira, outubro 02, 2007
[+/-] |
Liga Betadine2: O golo polémica do Vitória de Guimarães no Dérbi Minhoto |

domingo, setembro 30, 2007
[+/-] |
Legalite2: Tolerância zero contra a violência |
Alguns dos maiores especialistas internacionais no combate à violência no desporto marcam presença na megaconferência que hoje arranca, em Lisboa.
O evento, promovido pela Associação das Ligas Europeias (EPFL) — com a colaboração da Liga portuguesa e do Governo —atrairá a Portugal peritos de várias organizações, ligados a clubes, ligas, governos nacionais e instituições europeias, naquele que será, de longe, o maior certame do género alguma vez realizado no nosso País.
Entre várias intervenções, o nome que desperta maior interesse é o de Brian Drew, chefe da polícia de futebol do Reino Unido. Drew falará hoje às 16.45 horas, no painel «combater a violência dentro e fora do estádio».
Os trabalhos serão inaugurados por Dave Richards, presidente da EPFL e da liga inglesa, e ainda por Hermínio Loureiro e pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias. Segue-se um painel dedicado ao tema «futebol positivo: a participação dos adeptos», com a presença do inglês Kevin Miles (coordenador internacional da Federação Inglesa de Adeptos do Futebol) e do alemão Thomas Weinman, bem como de responsáveis pela segurança de Sporting e FC Porto.
Numa ementa de luxo, haverá ainda intervenções de especialistas da polícia portuguesa e da organização do Benfica, e de Frédéric Thiriez, presidente da liga francesa.
Amanhã, último dia dos trabalhos, estarão em debate as «Políticas Públicas ao Nível Nacional e Europeu», com Vladislav Foya, director de segurança do Euro-2012 (Polónia/Ucrânia), Roberto Masucci (do Ministério do Interior italiano) e ainda com representantes do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
O último painel contará com o secretário-geral da FIFPRO, Theo Van Seggelen, o eurodeputado belga Ivo Belet (autor do relatório sobre o futebol profissional europeu), o espanhol Pedro Velasquez, da equipa do comissário europeu que tutela o desporto (Jan Figel) e, ainda, do director-geral da EPFL, Emanuel Medeiros.
O encerramento contará com Jêrôme Champagne, delegado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, para os assuntos especiais.
[+/-] |
Carlsbarrete Cup2: Sorteio da 4ª eliminatória da Taça da Liga |
Os jogos da primeira mão realizam-se em 20 ou 21 de Outubro e a segunda mão em 31 de Outubro. Os quatro vencedores desta eliminatória qualificam-se para a fase grupo, na qual duas das equipas cumprem dois jogos em casa e um fora e as outras duas jogam dois fora e um em casa (9, 23 e 30 de Janeiro de 2008). Os dois primeiros seguem para a final (23 de Março).
4.ª ELIMINATÓRIA:
Sporting (L)-Fátima (H)
Portimonense (H-Beira-Mar (H)
Benfica (L)-V. Setúbal (L)
Penafiel (H)-U. Leiria (L)
quarta-feira, setembro 26, 2007
[+/-] |
Megafonix2: O "Aussie Rules", ou Futebol Australiano, chega à Europa |
O Campeonato da Europa de futebol australiano decorre em Hamburgo (Alemanha) mas a maioria dos cidadãos do Velho Continente nunca ouviu falar nessa "estranha" modalidade que parece uma mistura de râguebi e futebol. Em competição estão inscritas as selecções da Espanha e Catalunha, Inglaterra, Bélgica, Finlândia, República Checa, França, Alemanha, Holanda, Alemanha, Áustria e Suécia.
O futebol australiano, também chamado aussie rules, é uma modalidade desportiva largamente praticada na Austrália e divide com o râgeubi as atenções dos adeptos de desporto australianos.
Trata-se de uma modalidade de forte contacto físico com origem no século XIX, em Melbourne. As regras do jogo foram regulamentadas em 1859, porém a primeira partida foi disputada um ano antes com regras improvisadas. As suas origens derivam em parte do futebol gaélico e em parte do râguebi.
Em 1877, no estado de Victoria, foi organizada a Victorian Football Association com 12 equipas e em 1897, sempre no mesmo estado, foi criada a Victorian Football League com oito clubes. A Australian Football League surgiu em 1989 após a adesão de formações de outros estados
[+/-] |
Mundofone2: Cristiano Ronaldo acusado de agressão a adepto do Everton |
Ser um dos melhores do Mundo é mesmo assim. Muito brilhantismo, as luzes da ribalta sempre a incidir forte e pouca paz. Desta vez, Cristiano Ronaldo está a contas com a justiça inglesa, depois de um adepto do Everton ter apresentado queixa formal na Polícia de Liverpool, por ter sido, alegadamente, pontapeado pelo extremo dos red devils.
O caso remonta ao fim-de-semana passado, durante o embate do Manchester United com os toffees, em Goodison Park, de onde os pupilos de Sir Alex Ferguson saíram vencedores, por 1-0.
Carl Lloyd, um carpinteiro de 34 anos, explicou ao “Daily Post” as circunstâncias em que o incidente aconteceu, assinalando que quando se preparava para apanhar a bola de jogo junto a um painel publicitário para a repor em jogo, foi atingido pelos pitons da bota do número 7.
“Nem queria acreditar no que estava a acontecer e não entendo a atitude dele. Apenas queria segurar a bola para a devolver”, explicou ao diário britânico.
De acordo com o queixoso, as dores no braço direito são “insuportáveis” e obrigaram-no a “ir ao hospital”, afirmando que não deverá regressar ao trabalho “tão cedo”.
Um porta-voz das autoridades de Merseyside, condado da cidade dos Beatles, confirmou que Carl Lloyd apresentou uma queixa formal contra o atleta, advertindo que a investigação preliminar vai seguir, com recolha de depoimentos e os essenciais exames às gravações das câmaras de segurança do estádio do Everton.
[+/-] |
Sexão: Norte-americanos preferem Internet a amigos ou sexo |
Foi publicado um estudo nos EUA onde uma em cada três pessoas afirmou que prefere navegar na Internet em vez de estar com os amigos ou fazer sexo. De acordo com o mesmo estudo, apenas um quinto dos entrevistados responde conseguir passar uma semana ser aceder à Rede
O inquérito foi realizado pela agência publicitária JWT junto de mais de mil adultos norte-americanos e revelou que a maioria já não consegue passar uma semana sem ir à Internet. Quando questionados sobre quanto tempo conseguiam estar «desligados», 15 por cento responderam um dia ou menos, 21 por cento dois dias e 19 por cento afirmaram alguns dias.
À Reuters Ann Mack, responsável pelo estudo, afirmou que «as pessoas disseram-nos quão ansiosas, isoladas e entediadas se sentem quando são forçadas a ficar offline».
Outras conclusões apontaram para 28 por cento a percentagem de inquiridos que refere que está a passar menos tempo em relações pessoais por causa da Internet, o mesmo acontecendo com 20 por cento dos indivíduos que responderam que diminuíram a actividade sexual à conta da Web.
A responsável acredita que «a Internet está a arranjar espaço entre as actividades offline, como sexo, relacionamentos pessoais e entre o tempo que as pessoas passavam a ver TV e ler jornais e revistas», algo que não deve deixar os seus «parceiros muito felizes», conclui.
terça-feira, setembro 04, 2007
[+/-] |
Megafonix2: Cristiano Ronaldo, Nani e Anderson vs. Juliana, Brandy-Lee, Gemma, Tyese e Hanna |

TWO of the five escort girls who romped with Cristiano Ronaldo and his Man Utd pals have ripped the pants off what REALLY happens when a team of cheap hookers tackles a multi-million pound midfield.
Tyese Cunningham and Gemma Storey revealed how they teased £120,000-a-week Ronaldo and fellow stars £14m Nani and £17m Anderson with Tesco's finest sexy knickers.
Then they dropped their defences and let the soccer aces score at will.
As they slipped in and out of Ronaldo's pool and Jacuzzi, the girls had an orgy all through the night... stopping only for breathers and fags on the World Cup winker's expensive cream sofa.
"It was huge and L-shaped. I couldn't believe I was there," said 18-year-old Tyese. "I felt like a WAG!"
But WAG stood for What A Git she thought Ron was - after counting the gate money at the end of the lust match... just £2,900 for all five girls which wouldn't cover a footballer's champagne bill in a nightclub.
"They made me feel cheap," she moaned. "I've slept with about 200 clients and I've never been treated with such little respect. They didn't care about our feelings. They didn't even talk. They just moved our bodies into the right positions."
Her feelings were far from her mind however when she got the call from McKenzie's escort agency in Leeds — 60 miles from Manchester where Ronaldo and his pals wanted to celebrate Man Utd's first win of the season against Spurs last week.
"I'd just been with a client so I said I was going out with friends," said the 34E beauty of Jamaican descent.
"But when she told me it was footballers I cancelled my mates!
"I put on a blue and gold mini dress and some really sexy black and white underwear from Tesco's which showed off my boobs brilliantly."
Gemma, 20, went a little more upmarket with her knickers seeing as how it was footballers.
She disclosed: "They were from Debenhams. I wanted to look my best.
"Our boss said if we gave them a good time they'd book us again."
Along with pals Hannah, Julia and Brandy-Lee they went most of the way in a cab before a Merc, driven by "a fat bloke", took them the rest of the way to Ronaldo's home.
Tyese chipped in: "We turned through some gates up to an amazing house. The fat bloke ushered us through the door then said, ‘Which of you is Hannah?' She was the one with the credit card machine."
They went into the living room where Brazilian Anderson, 19, kissed them all on the cheek as Ronaldo — who has an on-off relationship with Hollyoaks beauty Gemma Atkinson — sat on the sofa smiling.
Tyese added: "Then a man I later found out was Nani came in wearing only boxer shorts, swaggering about saying, ‘I am hot, I am hot'. I knew this wasn't going to be simple sex."
The girls were told to help themselves to vodka and Red Bulls. Gemma said: "The only guy I recognised was Ronaldo. I quite fancied him so I asked him, ‘Have you got a pool?'
Soon Tyese and Gemma were in there naked with Ronaldo and Nani. Tyese said: "I knew Nani liked me so I made a beeline for him. We started kissing but I don't think he really gave a s**t about me. He just wanted sex.
"I put my legs around his waist as we kissed and I saw Gemma was kissing Ronaldo. Then Ronaldo turned to me and said, ‘Kiss her'."
When Gemma and Tyese started snogging, Ronaldo rose to the occasion, pulled Gemma out of the pool and took her into the shower room.
Tyese said: "She was having fun, I could hear her screaming!".
Gemma was coming to terms with the Portuguese player's prowess. She said: "He was well endowed. He turned me round and pushed me against the wall.
"Then I was on top of him on a bench. Then we did it over the loo. I had to have a shower to cool down."
Meanwhile Tyese had Nani, 20, in a state in the steam room. She giggled: "It was boiling hot! I remember he had an odd shaped manhood. It lasted four or five minutes. It was so hot it was awful."
Ronaldo and Nani strolled off for half-time so the girls got dressed.
Tyese said: "We had a fag and some vodka. Then we had a snoop into the house. It was funny because all the pictures had been turned around so no one could see them."
After topping up their drinks the girls stripped and dipped back into the empty pool. Then their on-the-game took a turn for the worst.
Tyese said: "Suddenly the man who drove us there came back through in just his boxers. He was awful, fat and bald and he got into the pool. He took Gemma's out and towards the door. She turned to me, pleading for me to come too. But I said No.
"I went to the living room and was on my own for about 20 minutes laid on Ronaldo's sofa drinking Smirnoff and watching TV. It was so amazing. Then Hannah came downstairs and joined me.
"She said, 'I can't believe we are here. I am so shagging Ronaldo before I leave'. I said, ‘Snap!'.
"Then I heard Gemma shouting my name. I knew she wanted me to rescue her from the fat bloke so I laid on the floor and when she came down she couldn't see me.
"The fat man came down and dragged her back upstairs. About ten minutes later Brandy-Lee came down and joined me for a fag outside.
"Then the fat man returned and said he wanted a turn with me. I said, ‘After my fag'. So I smoked mine and then some of Brandy Lee's to prolong it."
But there was no escape. The man took Tyese upstairs to a bedroom and the inevitable happened.
She explained: "After a few minutes I told him I needed a drink. I put my clothes on, ran downstairs and met Gemma for a fag outside."
Ronaldo and Nani were there. "We started talking about bums for some reason and I started feeling Ronaldo's.
"It was great, juicy and big and then he felt my bum. He obviously liked it because he got my hand and led me through to the pool room.
"I thought, ‘This is it, this is where I get to have sex with Ronaldo!'
"He got my dress and lifted it up over my head. I slipped off my knickers. We got into the jacuzzi and he sat down and pulled me onto him.
"We were there for about five or six minutes but he didn't speak to me at all. After a bit he obviously had enough and climbed out. We were being paid to be there but he didn't treat me with an ounce of respect. I put my clothes back on and went for a fag."
Next it was Anderson's turn. "He came on to me and took me into the pool room," said Tyese.
"I liked him. He didn't just treat me like a piece of meat. He was the best endowed too. I put my legs around his waist and we had sex. He kissed me afterwards. I didn't feel cheap with him."
Soon Tyese and Gemma were back in the pool — this time with Nani, Anderson and Ronaldo. "I was kissing Gemma and all the boys and she was kissing me and them too," said Tyese.
"One of the blokes was pleasuring me but I don't know which one. Then her heart sank as the fat man got in too.
"Ronaldo said something to him. He turned to me and Gemma and said, ‘Get out, I want you to have oral sex'.
"So we did and the blokes watched. Ronaldo got out of the pool and pleasured himself. Anderson was perched on the side and Nani was stood over us. They were all watching us."
The lesbian romp signalled the final whistle and Ronaldo went to bed. They had been at it for four hours.
"The fat man said, ‘get your things and leave'. He treated us like s**t. He called a friend of his who drove us home," said Tyese. "I thought having sex with three Manchester United stars would be like a dream come true.
"But I realise now that being a WAG is not all it seems cracked up to be if this is the way they all behave.
"My previous customers have always been polite. But these men had no morals."
quinta-feira, agosto 23, 2007
[+/-] |
Futilidades2: Filipa Sabrosa vítima de "carjacking" em Madrid ainda ficando sem o seu modesto Bentley Continental GT... |

A mulher do ex-capitão benfiquista Simão Sabrosa engrossou a lista de vítimas do fenómeno de carjacking. Tudo aconteceu na tarde da passada sexta-feira, no centro de Madrid, onde agora o marido vive, após ter sido contratado pelo Atlético de Madrid. Filipa ficou sem o Bentley Continental GT, avaliado em 250 mil euros, após ter sofrido um toque de outro veículo.
Surpreendida, saiu do carro e, sem tempo de reacção, viu o seu carro desaparecer nas mãos de dois desconhecidos de cara destapada. No interior, Filipa tinha documentos pessoais, dos filhos, Mariana e Martim, e também cartões bancários.
Num país que não é o seu - apesar de já ter vivido em Barcelona, quando Simão representou a equipa blaugrana -, a mulher do jogador não hesitou em telefonar para o marido e para a Polícia que, de imediato, mobilizou meios para tentar encontrar o veículo e os assaltantes. Ao contrário do que as autoridades suspeitavam, o valioso Bentley não caiu nas mãos de uma rede de tráfico internacional, aparecendo, anteontem, num subúrbio da capital espanhola.
O bólide apresentava danos na parte frontal e a traseira amassada. Por identificar estão os autores do assalto. O Bentley, igual ao de Sabrosa, é um modelo cobiçado. E até Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição têm um Continental GT. Filipa Sabrosa encontra-se em Madrid apesar de, para já, não ser sua intenção ficar lá a viver, dado que a filha entra este ano para a escola.
quarta-feira, agosto 01, 2007
[+/-] |
Liga Betadine2: Comunicado do Vitória de Guimarães sobre os incidentes em Matosinhos |

COMUNICADO
Face aos acontecimentos ocorridos no jogo entre o Leixões e o Vitória Sport Clube, realizado no passado Sábado no Estádio do Mar, jogo esse de apresentação do Leixões aos seus sócios, a Direcção do Vitória entende ser este o momento para tomar uma posição responsável e ponderada ao sucedido.
Antes de mais, a Direcção do Vitória Sport Clube enaltece o comportamento de todos os vitorianos presentes no Estádio do Mar em Matosinhos que dignificaram o nosso Clube através de um comportamento irrepreensível, urbano e de grande carácter, demonstrando assim que a grandiosidade deste Clube começa e acaba nos seus sócios.
O Vitória S. C. repudia veementemente o ocorrido no Estádio do Leixões, qualificando os actos praticados contra os vitorianos de bárbaros e criminosos.
Tanto assim é, que a Direcção do Vitória Sport Clube exige às autoridades competentes a instauração de procedimento criminal contra os responsáveis sendo que se irá constituir assistente nesse processo, de forma a exigir a punição de todos os que directa ou indirectamente participaram em tais actos criminosos.
Importa ainda deixar bem claro aos Vitorianos que a determinação do Presidente do Vitória, de não manter a sua decisão de abandonar o jogo ao intervalo, se deveu ao seguinte:
- A Administração da SAD do Leixões ter prontamente tomado uma posição firme de repudio contra aqueles que falsamente se identificavam como adeptos de futebol, manifestando ainda total solidariedade para com o Vitória Sport Clube, quer para com a sua equipa quer para com os vitorianos presentes no Estádio do Mar;
- A Direcção do Vitória Sport Clube, após ter ponderado que apenas e tão só em respeito pelo desporto e em especial por aquilo que deve ser sempre o futebol, não iria contribuir para o que viria a ser uma das maiores vergonhas do futebol português, que poderiam certamente ter repercussões negativas além fronteiras.
Por último, a Direcção do Vitória Sport Clube exige que a SAD do Leixões receba os Vitorianos, na 3ª. Jornada da Liga Bwin, com dignidade, elevado respeito, cortesia e acima de tudo MÁXIMA SEGURANÇA.
Guimarães, 30 de Julho de 2007
A Direcção do Vitória Sport Clube
terça-feira, julho 31, 2007
[+/-] |
Mundofone2: Os 50 golos mais importantes de sempre, não necessariamente os melhores, pelo critério do jornal inglês The Times |
50 Iain Dunn - HUDDERSFIELD TOWN 3 Lincoln City 2, Auto Windscreens Shield, 1994. Even the keenest Terriers fan might be hard-pushed to recall Dunn's strike, but it claims an important niche in history as the first golden goal to settle a British cup game. Dunn was handed a gold (coloured) football to mark the occasion.
49 Peter Osgood - CHELSEA 2 Leeds 1, FA Cup Final replay, 1970. Ossie makes the list for two reasons. His opening goal helped win the Cup for Chelsea in one of the nastiest sporting duels of recent times. And it made him the most recent player to score in every round.
48 Ruud van Nistelrooy - Newcastle 1 MANCHESTER UNITED 2, Premiership, 2003. The Old Trafford outcast made it into the record books by scoring in his eleventh consecutive league match.
47 Bobby Charlton - Colombia 0 ENGLAND 4, friendly international, 1970. It was the comb-over king's 49th and last goal for England, setting a mark that has yet to be equalled.
46 Oliver Bierhoff - Czech Republic 1 GERMANY 2, Euro 96 final. The man with a name like a German off-licence scored the first golden goal to settle a major international final.
45 - Joe Payne's tenth. LUTON TOWN 12 Bristol Rovers 0, third division (south), 1936. Set the record for most goals in a league match.
44 Gary Lineker - Argentina 2 ENGLAND 1, World Cup quarter-final, 1986. England still went out, but Lineker's sixth in the tournament made him the first and only Englishman to win the World Cup Golden Boot.
43 Pele - SANTOS v Vasco Da Gama, 1969. The match in the Maracana was so obscure no one knows the score, but it witnessed the 1,000th goal of Pele's career. He went on to total 1,282, but admittedly that includes strikes in dubious exhibition games, and early goals scored for the 9th Sao Paolo cubs.
42 David Simmons - COLCHESTER UNITED 3 Leeds 2, FA Cup fifth round, 1971. Scored the crucial goal that sealed one of the greatest Cup shocks of all time.
41 Peter Withe - ASTON VILLA 1 Bayern Munich 0, European Cup final, 1982. The bearded Scouser's scrappy shinner won the big one for Villa in Rotterdam.
40 Eric Bryant - YEOVIL TOWN 2 Sunderland 1, FA Cup fourth round, 1949. Yeovil were in the Southern League, Sunderland the so-called Bank of England club. But the famous Huish slope, the Magic of the CupTM, and Bryant's extra-time winner were enough to create a seismic upset.
39 Alan Sunderland - ARSENAL 3 Manchester United 2, FA Cup final, 1979. The frizzy forward notched the most dramatic winner the Cup Final has seen, after United had pulled two goals back in the last few minutes.
38 Sammy Reid - BERWICK RANGERS 1 Rangers 0, Scottish FA Cup 1967. Reid scored the winner for the second division amateurs that still triggers disbelief around Ibrox.
37 Angelo Schiavio - ITALY 2 Czechoslovakia 1, World Cup final, 1934. Italy became the first European winners of the World Cup in the regrettable presence of Il Duce, thanks to the cramp-riddled veteran Schiavio's extra-time decider.
36 David Trezeguet - FRANCE 2 Italy 1, Euro 2000 final. The Juventus striker rounded off the best international tournament of recent years with a golden goal to sink plucky Italy.
35 Paolo Rossi - Brazil 2 ITALY 3, World Cup group match, 1982. Hat-tricks are a scarce commodity, and it needed Rossi's treble to beat one of the best teams never to have won the World Cup, in one of the best games in the tournament's 76 years.
34 Marquitos - Reims 3 REAL MADRID 4, European Cup final, 1956. It's easy to imagine that Real Madrid were unchallenged in the early years of this competition, but Marquitos scored the winner in the tense inaugural final against the team from Reims to set the pattern for several years to follow.
33 Alcides Ghiggia - Brazil 1 URUGUAY 2, World Cup final match, 1950. The hosts were runaway favourites to win the World Cup for the first time, in front of at least 199,000 in the Maracana, but outside-right Ghiggia scored the key goal ten minutes from time and Brazil had another eight-year wait to claim their destiny.
32 Bobby Stokes - Manchester United 0 SOUTHAMPTON 1, FA Cup Final, 1976. Scored one of the goals that made the FA Cup's reputation as the most compelling sporting competition ever devised, as unfancied second division Saints put it over Tommy Doc's division one glory boys.
31 Helmut Rahn - Hungary 2 WEST GERMANY 3, World Cup final, 1954. Rahn's late strike did more than win a World Cup. It raised the pall of gloom that haunted post-War Germany, and set the nation back on the road to peace and prosperity. Not a bad result from a close-range toe-ender.
30 Stephen Pearson - DERBY COUNTY 1 West Brom 0, Championship play-offs final, 2007. Depending on which paper you read, this goal guaranteed Derby anything between either £20 million and £27 million for a ride on the Premier League gravy train. Whatever the figure, the Scot's goal is probably the most valuable scored in any match.
29 Pele - Sweden 2 BRAZIL 5, World Cup final, 1958. This was the first World Cup final watched by a large audience on TV, and Pele's show did much to entrench football as the planet's top sport. For Brazil's third, he controlled the ball on his thigh, popped it over a Swede's head, and volleyed the ball home.
28 David Platt - Belgium 0 ENGLAND 1, World Cup second round match, 1990. Italia 90 re-ignited the nation's interest in football, beginning with this fist-pumping, heart-stopping moment – Gazza's late free-kick, Platt's athletic swivel and volley, and the celebrations that followed.
27 Morton Peto Betts - Wanderers 1 Royal Engineers 0, FA Cup Final, 1872. Won the first FA Cup Final with what contemporary press reports described as 'a well-directed kick under the tape'.
26 Ronald Koeman - HOLLAND 2 England 0, World Cup qualifier, 1993. But for Koeman's crucial goal, England might have gone on to qualify for the 1994 World Cup, won the final, and Sir Graham Taylor would still be England manager.
25 Carlos Alberto - BRAZIL 4 Italy 1, World Cup final, 1970. The full-back's fulminating shot to round off a perfect flowing move gave us the alpha and the omega of what football is all about.
24 Gary Lineker's third - ENGLAND v Poland, World Cup group F, 1986. Lineker was out of sorts and under pressure for his place from Kerry Dixon and Mark Hateley before getting his skates on against the Poles. His hat-trick revived England's fortunes and set him on the way to being the best striker in England history.
23 Ray Houghton - Italy 0 IRELAND 1, World Cup group E, 1994. The Glaswegian's effort at Giants Stadium set up Ireland's finest World Cup win.
22 Gerd Muller's second - England 2 WEST GERMANY 3, World Cup quarter-final, 1970. Der Bomber's extra-time shocker put the skids under Alf Ramsey's England reign.
21 Gerry Armstrong - Spain 0 NORTHERN IRELAND 1, World Cup group 5, 1982. Armstrong's strike in Valencia set the seal on Northern Ireland's proudest night.
20 Jan Domarski - England 1 POLAND 1, World Cup qualifier, 1973. One Pole goal put England out and laid waste to a generation of talent. The nation endured 12 World Cup-less years thereafter.
19 Don Masson - Wales 0 SCOTLAND 2, World Cup qualifier, 1977. Masson's penalty kick went a long way towards sending the Scots to the finals. But was the hand-ball by Joe Jordan? Of course it was by Joe Jordan.
18 David Beckham - ENGLAND 2 Greece 2, World Cup qualifier, 2001. The draw saved England's place in the finals, and Beckham's last-minute free-kick preserved his status as the team's most important player for a few more years.
17 Pele - BRAZIL 1 Wales 0, World Cup quarter-final, 1958. The 17-year-old scored late in the second half, but if Wales had grabbed the goal they deserved history may have panned out very differently.
16 Nandor Hidegkuti - England 3 HUNGARY 6, friendly international, 1953. It took less than a minute for the Magyars to blow apart the myth of English superiority with the first goal in a performance which changed the landscape of world football.
15 Hector Castro - URUGUAY 4 Argentina 2, World Cup final, 1930. The centre-forward scored in the last minute in Montevideo to confirm the hosts as the first-ever world champions.
14 Steve Chalmers - CELTIC 2 Inter Milan 1, European Cup final, 1967. Celtic's second goal in Lisbon was a victory for attacking football against the negative, anti-football of the Milanese. They became the first British team to win the trophy, and also clinched an immortal Quadruple.
13 Michael Thomas - Liverpool 0 ARSENAL 2, First Division championship decider, 1989. "It's up for grabs now!" gasped Brian Moore in the commentary box as Thomas strode through in the last minute at Anfield to score the goal that gave Arsenal the title in the most dramatic climax to a season in memory.
12 John Robertson - Hamburg 0 NOTTINGHAM FOREST 1, European Cup final, 1980. The Scot's shot was good enough to win the Cup for Forest for a second year in a row. Will a club of that size ever win the Champions League? Unlikely. And retain it? Never.
11 Ian Porterfield - Leeds United 0 SUNDERLAND 1, FA Cup Final, 1973. Most neutrals' idea of the best FA Cup Final upset ever: plucky Division Two underdogs, Jim Montgomery's double save, Bob Stokoe's porkpie hat – and Porterfield's iconic rocket shot into the roof of the net.
10 Xabi Alonso - AC Milan 3 LIVERPOOL 3, European Cup final, 2005. It was a scuffed rebound from a penalty, but it capped the greatest comeback European football has ever seen.
9 Ray Kennedy - Tottenham 0 ARSENAL 1, Division One, 1971. Kennedy's goal two minutes from time in their last League match of the season gave them the title – and the chance to win their first Double five days later at Wembley.
8 Alan Kennedy - LIVERPOOL 1 Real Madrid 0, European Cup final, 1981. The full-back they called Barney Rubble reduced Real Madrid's defence to tiny fragments with a bravura run and crashing shot. Click here to see the goal.
7 Jimmy Glass - CARLISLE 2 Plymouth Argyle 1, Division Three, 1999. Last day of the season, and with seconds left Carlisle are drawing 1-1 and doomed to drop into the Conference. Their on-loan goalkeeper chugs up the field and blasts the winner which saves the Cumbrians. Scarborough go down instead. Click here to see the goal.
6 Tommy Smith - Borussia Moenchengladbach 1 LIVERPOOL 3, European Cup final, 1977. "What a delighted scorer! It's Tommy Smith!" burbled the TV commentator as the doughty defender's howitzer header rippled the back of the net to win Liverpool's first European Cup.
5 George Best - MANCHESTER UNITED 4 Benfica 1, European Cup final, 1968. Extra-time on a torrid night at Wembley, and no-one had an ounce of energy left to give – except the thoroughbred Best. With the score tied at 1-1 he waltzed through the Portuguese defence and scored to fire Busby's men with fresh hope. Click here to see the goal.
4 Stan Mortensen's third - BLACKPOOL 4 Bolton Wanderers 3, FA Cup Final, 1953. Mortensen became the last player to score a FA Cup Final hat-trick, and also put the tin lid on what is hailed as the best match Wembley has ever seen.
3 Dixie Dean's third - EVERTON 3 Arsenal 3, Division One, 1928. Dean needed a hat-trick in the last match to set a record of 60 goals in a season. He scored two early on, and in the last few minutes Dean leapt above the Arsenal defence and headed No 60. Will his record ever be broken? No.
2 Teddy Sheringham - Bayern Munich 1 MANCHESTER UNITED 2, European Cup Final, 1999. Teddy's timely mis-kick saved United from defeat and set them on the way to the Treble – the greatest feat in the history of English football.
1 Geoff Hurst's second - ENGLAND 4 West Germany 2, World Cup final, 1966. England had beaten West Germany once in normal time only to suffer a late equaliser. Now they had to beat them again in extra-time. In the 100th minute Nobby Stiles prods a pass to the indomitable Ball on the right. He skins Karl-Heinz Schnellinger and cracks over a cross into the penalty area. Hurst finds enough energy to steal a yard on his marker, and thumps the ball against the underside of the bar. Russian Linesman Tofik Bachramov says the rebound is over the line, and England are 3-2 up! They think it's all over! It isn't now, but it will be in about ten minutes.
Os italianos, como não podem ver nada, arranjaram logo 10 golos tão ou mais importantes do que a selecção Top 50 feita pelo The Times e publicaram uma contra-lista. Aqui vai:
Diego Armando Maradona
Argentina - Inghilterra 2-1, Coppa del Mondo, Messico 1986
Con 11 tocchi di palla supera mezza squadra avversaria e infila il portiere. Il gol più famoso della storia, nella stessa partita della "mano di Dio"
Marco Van Basten
Olanda - Urss 2-0, Europei Germania Ovest 1988
In finale, un diagonale quasi dalla linea di fondo: decisivo e strabiliante.
Roberto Baggio
Italia - Nigeria 2-1, Coppa del Mondo Usa 1994
Ottavi di finale, l'Italia è sotto a due minuti dalla fine. Precisione e freddezza del "Divin Codino" che rimette l'Italia di Sacchi in corsa verso la sfortunata finale con il Brasile.
Fabio Grosso
Germania - Italia 0-2, Coppa del Mondo Germania 2006
Semifinale, tempi supplementari. Il terzino entra nella storia giustiziando i padroni di casa con un colpo da biliardo.
Zinedine Zidane
Real Madrid - Bayer Leverkusen 2-1, Finale Champions League 2002
Quando le merengues erano "galattiche". Un tiro al volo di rara bellezza.
Dejan Savicevic
Milan - Barcellona 4-0, Finale Coppa Campioni 1994
Il "Genio" montenegrino sigla il 3-0 contro i catalani allenati da Cruyff, alla vigilia dati favoriti.
Marco Tardelli
Italia - Germania 3-1, Coppa del Mondo Spagna 1982
Finale mondiale. L'urlo di gioia più famoso della storia al termine di un contropiede magistrale, guidato da Gaetano Scirea. Il presidente Pertini esulta in tribuna
Alessandro Del Piero
River Plate - Juventus 0-1, Coppa Intercontinentale 1996
Intuito e talento: una rete che gli juventini ricordano bene. La Signora è sul tetto del mondo
Francesco Totti
Olanda - Italia 1-3 dcr, Europei Belgio-Olanda 2000
Semifinale contro i padroni di casa. Ai calci di rigore, il cucchiaio più irriverente.
Gianni Rivera
Italia - Germania 4-3, Coppa del Mondo, Messico 1970
La rete della vittoria: tiro beffardo che prende in controtempo di portiere tedesco. Una partita che poi verrà eletta come la più emozionante della storia del calcio.
quinta-feira, julho 12, 2007
[+/-] |
Liga Betadine2: O calendário de 2007/08 da Liga Betadine |
Calendário do campeonato da Liga portuguesa de futebol da época 2007/08, após o sorteio hoje realizado em Oeiras:
1ª jornada (18 Agosto):
Leixões-Benfica
Naval-Belenenses
Sp. Braga-FC Porto
V. Guimarães-V. Setúbal
Marítimo-P. Ferreira
Sporting-Académica
U. Leiria-Boavista
Nacional-E. Amadora
2.ª jornada (26 Agosto):
P. Ferreira-Leixões
Boavista-Marítimo
Académica-U. Leiria
FC Porto-Sporting
Belenenses-Sp. Braga
E. Amadora-Naval
V. Setúbal-Nacional
Benfica-V. Guimarães
3.ª jornada (2 Setembro):
P. Ferreira-Boavista
Marítimo-Académica
U. Leiria-FC Porto
Sporting-Belenenses
Sp. Braga-E. Amadora
Naval-V. Setúbal
Nacional-Benfica
Leixões-V. Guimarães
4.ª jornada (16 Setembro):
Boavista-Leixões
Académica-P. Ferreira
FC Porto-Marítimo
Belenenses-U. Leiria
E. Amadora-Sporting
V. Setúbal-Sp. Braga
Benfica-Naval
V. Guimarães-Nacional
5.ª jornada (23 Setembro):
Boavista-Académica
P. Ferreira-FC Porto
Marítimo-Belenenses
U. Leiria-E. Amadora
Sporting-V. Setúbal
Sp. Braga-Benfica
Nava-V. Guimarães
Leixões-Nacional
6.ª jornada (30 Setembro):
Académica-Leixões
FC Porto-Boavista
Belenenses-P. Ferreira
E. Amadora-Marítimo
V. Setúbal-U. Leiria
Benfica-Sporting
V. Guimarães-Sp. Braga
Nacional-Naval
7.ª jornada (7 Outubro):
Académica-FC Porto
Boavista-Belenenses
P. Ferreira-E. Amadora
Marítimo-V. Setúbal
U. Leiria-Benfica
Sporting-V. Guimarães
Sp. Braga-Nacional
Leixões-Naval
8.ª jornada (28 Outubro):
FC Porto-Leixões
Belenenses-Académica
E. Amadora-Boavista
V. Setúbal-P. Ferreira
Benfica-Marítimo
V. Guimarães-U. Leiria
Nacional-Sporting
Naval-Sp. Braga
9.ª jornada (4 Novembro):
FC Porto-Belenenses
Académica-E. Amadora
Boavista-V. Setúbal
P. Ferreira-Benfica
Marítimo-V. Guimarães
U. Leiria-Nacional
Sporting-Naval
Leixões-Sp. Braga
10.ª jornada (11 Novembro):
Belenenses-Leixões
E. Amadora-FC Porto
V. Setúbal-Académica
Benfica-Boavista
V. Guimarães-P. Ferreira
Nacional-Marítimo
Naval-U. Leiria
Sp. Braga-Sporting
11.ª jornada (25 Novembro):
Belenenses-E. Amadora
FC Porto-V. Setúbal
Académica-Benfica
Boavista-V. Guimarães
P. Ferreira-Nacional
Marítimo-Naval
U. Leiria-Sp. Braga
Leixões-Sporting
12.ª jornada (2 Dezembro):
E. Amadora-Leixões
V. Setúbal-Belenenses
Benfica-FC Porto
V. Guimarães-Académica
Nacional-Boavista
Naval-P.Ferreira
Sp. Braga-Marítimo
Sporting-U. Leiria
13.ª jornada (16 Dezembro):
E. Amadora-V. Setúbal
Belenenses-Benfica
FC Porto-V. Guimarães
Académica-Nacional
Boavista-Naval
P. Ferreira-Sp. Braga
Marítimo-Sporting
Leixões-U. Leiria
14.ª jornada (23 Dezembro):
Leixões-V. Setúbal
Benfica-E. Amadora
V. Guimarães-Belenenses
Nacional-FC Porto
Naval-Académica
Sp. Braga-Boavista
Sporting-P. Ferreira
U. Leiria-Marítimo
15.ª jornada (6 Janeiro):
V. Setúbal-Benfica
E. Amadora-V. Guimarães
Belenenses-Nacional
FC Porto-Naval
Académica-Sp. Braga
Boavista-Sporting
P. Ferreira-U. Leiria
Marítimo-Leixões
16.ª jornada (13 Janeiro):
P. Ferreira-Marítimo
Boavista-U. Leiria
Académica-Sporting
FC Porto-Sp. Braga
Belenenses-Naval
E. Amadora-Nacional
V. Setúbal-V. Guimarães
Benfica-Leixões
17.ª jornada (27 Janeiro):
Leixões-P. Ferreira
Marítimo-Boavista
U. Leiria-Académica
Sporting-FC Porto
Sp. Braga-Belenenses
Naval-E. Amadora
Nacional-V. Setúbal
V. Guimarães-Benfica
18.ª jornada (3 Fevereiro):
Boavista-P. Ferreira
Académica-Marítimo
FC Porto-U. Leiria
Belenenses-Sporting
E. Amadora-Sp. Braga
V. Setúbal-Naval
Benfica-Nacional
V. Guimarães-Leixões
19.ª jornada (17 Fevereiro):
Leixões-Boavista
P. Ferreira-Académica
Marítimo-FC Porto
U. Leiria-Belenenses
Sporting-E. Amadora
Sp. Braga-V. Setúbal
Naval-Benfica
Nacional-V. Guimarães
20.ª jornada (24 Fevereiro):
Académica-Boavista
FC Porto-P. Ferreira
Belenenses-Marítimo
E. Amadora-U. Leiria
V. Setúbal-Sporting
Benfica-Sp. Braga
V. Guimarães-Naval
Nacional-Leixões
21.ª jornada (2 Março):
Leixões-Académica
Boavista-FC Porto
P. Ferreira-Belenenses
Marítimo-E. Amadora
U.Leiria-V. Setúbal
Sporting-Benfica
Sp. Braga-V. Guimarães
Naval-Nacional
22.ª jornada (9 Março):
FC Porto-Académica
Belenenses-Boavista
E. Amadora-P. Ferreira
V. Setúbal-Marítimo
Benfica-U. Leiria
V. Guimarães-Sporting
Nacional-Sp. Braga
Naval-Leixões
23.ª jornada (16 Março):
Leixões-FC Porto
Académica-Belenenses
Boavista-E. Amadora
P. Ferreira-V. Setúbal
Marítimo-Benfica
U. Leiria-V. Guimarães
Sporting-Nacional
Sp. Braga-Naval
24.ª jornada (30 Março):
Belenenses-FC Porto
E. Amadora-Académica
V. Setúbal-Boavista
Benfica-P. Ferreira
V. Guimarães-Marítimo
Nacional-U. Leiria
Naval-Sporting
Sp. Braga-Leixões
25.ª jornada (6 Abril):
Leixões-Belenenses
FC Porto-E. Amadora
Académica-V. Setúbal
Boavista-Benfica
P. Ferreira-V. Guimarães
Marítimo-Nacional
U. Leiria-Naval
Sporting-Sp. Braga
26.ª jornada (13 Abril):
E. Amadora-Belenenses
V. Setúbal-FC Porto
Benfica-Académica
V. Guimarães-Boavista
Nacional-P. Ferreira
Naval-Marítimo
Sp. Braga-U. Leiria
Sporting-Leixões
27.ª jornada (20 Abril):
Leixões-E. Amadora
Belenenses-V. Setúbal
FC Porto-Benfica
Académica-V. Guimarães
Boavista-Nacional
P. Ferreira-Naval
Marítimo-Sp. Braga
U. Leiria-Sporting
28.ª jornada (27 Abril):
V. Setúbal-E. Amadora
Benfica-Belenenses
V. Guimarães-FC Porto
Nacional-Académica
Naval-Boavista
Sp. Braga-P. Ferreira
Sporting-Marítimo
U. Leiria-Leixões
29.ª jornada (04 Maio):
V. Setúbal-Leixões
E. Amadora-Benfica
Belenenses-V. Guimarães
FC Porto-Nacional
Académica-Naval
Boavista-Sp. Braga
P. Ferreira-Sporting
Marítimo-U. Leiria
30.ª jornada (11 Maio):
Benfica-V. Setúbal
V. Guimarães-E. Amadora
Nacional-Belenenses
Naval-FC Porto
Sp. Braga-Académica
Sporting-Boavista
U. Leiria-P. Ferreira
Leixões-Marítimo
[+/-] |
SuperHonra2: Calendário da Liga de Honra 2007/08 |
Calendário do campeonato da Liga de Honra de futebol para a época 2007/08, após o sorteio hoje realizado em Oeiras:
- 1/a jornada (18 Ago):
Freamunde - Penafiel
Desportivo das Aves - Olhanense
Vizela - Beira-Mar
Gil Vicente - Estoril-Praia
Fátima - Trofense
Portimonense - Varzim
Gondomar - Rio Ave
Santa Clara - Feirense
- 2/a jornada (26 Ago):
Penafiel - Santa Clara
Olhanense - Freamunde
Beira-Mar - Desportivo das Aves
Estoril-Praia - Vizela
Trofense - Gil Vicente
Varzim - Fátima
Rio Ave - Portimonense
Feirense - Gondomar
3/a jornada (02 Set):
Penafiel - Olhanense
Freamunde - Beira-Mar
Desportivo das Aves - Estoril-Praia
Vizela - Trofense
Gil Vicente - Varzim
Fátima - Rio Ave
Portimonense - Feirense
Santa Clara - Gondomar
- 4/a jornada (16 Set):
Olhanense - Santa Clara
Beira-Mar - Penafiel
Estoril-Praia - Freamunde
Trofense - Desportivo das Aves
Varzim - Vizela
Rio Ave - Gil Vicente
Feirense - Fátima
Gondomar - Portimonense
- 5/a jornada (23 Set):
Olhanense - Beira-Mar
Penafiel - Estoril-Praia
Freamunde - Trofense
Desportivo das Aves - Varzim
Vizela - Rio Ave
Gil Vicente - Feirense
Fátima - Gondomar
Santa Clara - Portimonense
- 6/a jornada (30 Set):
Beira-Mar - Santa Clara
Estoril-Praia - Olhanense
Trofense - Penafiel
Varzim - Freamunde
Rio Ave - Desportivo das Aves
Feirense - Vizela
Gondomar - Gil Vicente
Portimonense - Fátima
- 7/a jornada (07 Out):
Beira-Mar - Estoril-Praia
Olhanense - Trofense
Penafiel - Varzim
Freamunde - Rio Ave
Desportivo das Aves - Feirense
Vizela - Gondomar
Gil Vicente - Portimonense
Santa Clara - Fátima
- 8/a jornada (28 Out):
Estoril-Praia - Santa Clara
Trofense - Beira-Mar
Varzim - Olhanense
Rio Ave - Penafiel
Feirense - Freamunde
Gondomar - Desportivo das Aves
Portimonense - Vizela
Fátima - Gil Vicente
- 9/a jornada (04 Nov):
Estoril-Praia - Trofense
Beira-Mar - Varzim
Olhanense - Rio Ave
Penafiel - Feirense
Freamunde - Gondomar
Desportivo das Aves - Portimonense
Vizela - Fátima
Santa Clara - Gil Vicente
- 10/a jornada (11 Nov):
Trofense - Santa Clara
Varzim - Estoril-Praia
Rio Ave - Beira-Mar
Feirense - Olhanense
Gondomar - Penafiel
Portimonense - Freamunde
Fátima - Desportivo das Aves
Gil Vicente - Vizela
- 11/a jornada (25 Nov):
Trofense - Varzim
Estoril-Praia - Rio Ave
Beira-Mar - Feirense
Olhanense - Gondomar
Penafiel - Portimonense
Freamunde - Fátima
Desportivo das Aves - Gil Vicente
Santa Clara - Vizela
- 12/a jornada (02 Dez):
Varzim - Santa Clara
Rio Ave - Trofense
Feirense - Estoril-Praia
Gondomar - Beira-Mar
Portimonense - Olhanense
Fátima - Penafiel
Gil Vicente - Freamunde
Vizela - Desportivo das Aves
- 13/a jornada (16 Dez):
Varzim - Rio Ave
Trofense - Feirense
Estoril-Praia - Gondomar
Beira-Mar - Portimonense
Olhanense - Fátima
Penafiel - Gil Vicente
Freamunde - Vizela
Santa Clara - Desportivo das Aves
- 14/a jornada (23 Dez):
Santa Clara - Rio Ave
Feirense - Varzim
Gondomar - Trofense
Portimonense - Estoril-Praia
Fátima - Beira-Mar
Gil Vicente - Olhanense
Vizela - Penafiel
Desportivo das Aves - Freamunde
- 15/a jornada (06 Jan):
Rio Ave - Feirense
Varzim - Gondomar
Trofense - Portimonense
Estoril-Praia - Fátima
Beira-Mar - Gil Vicente
Olhanense - Vizela
Penafiel - Desportivo das Aves
Freamunde - Santa Clara
- 16/a jornada (13 Jan):
- 17/a jornada (27 Jan):
- 18/a jornada (03 Fev):
- 19/a jornada (17 Fev):
- 20/a jornada (24 Fev):
- 21/a jornada (02 Mar):
- 22/a jornada (09 Mar):
- 23/a jornada (16 Mar):
- 24/a jornada (30 Mar):
- 25/a jornada (06 Abr):
- 26/a jornada (13 Abr):
- 27/a jornada (20 Abr):
- 28/a jornada (27 Abr):
- 29/a jornada (04 Mai):
- 30/a jornada (11 Mai):
[+/-] |
Futilidades2: Belmiro de Azevedo contra a presença de clubes na Bolsa |
Belmiro critica presença de clubes na bolsa
Belmiro de Azevedo não concorda com a presença de clubes de futebol na bolsa. À margem do lançamento de um livro na Liga de Clubes, o dono da Sonae recordou que os clubes são empresas que têm «acções a subir e a descer».
O empresário Belmiro de Azevedo afirmou, na quarta-feira, não perceber como existem clubes de futebol que estão cotados na Bolsa de Valores, uma vez que as empresas aí cotadas têm de ser transparentes.
«Qualquer empresa em bolsa tem de ser transparente, reportar em tempo e tem de ter um valor que progrida e que o seu comportamento seja previsível. Não pode ser uma empresa com acções a subir e a descer e que qualquer boato as faz subir e descer», defendeu.
À margem do lançamento de um livro na Liga de Clubes, o "homem-forte" da Sonae lembrou que uma empresa cotada em bolsa tem «obrigações fundamentais», que vão desde se saber «quem cria emprego, quem cria riqueza, quem reforça, como se investe e que dinheiro se investe».
«Não me pergunte se o António, o Manuel e o João cumprem. Só lhe digo que nós cumprimos», afirmou o portista Belmiro de Azevedo, que foi sondado há alguns meses por Pinto da Costa para ser presidente do FC Porto.
Sobre encaixe financeiro de 30 milhões de euros assegurado pelo FC Porto com a venda do central Pepe, Belmiro de Azevedo não se mostrou muito impressionado com este facto até porque questionou «como se chegou» a este encaixe. «O encaixe financeiro é bom quando se concretizar e se souber quanto é. O problema da governação dos clubes em geral é saber quantos clubes em Portugal neste momento têm uma situação confortável?», questionou.
Belmiro de Azevedo colocou também de lado lançar uma OPA sobre o clube portista, tal como o empresário Joe Berardo fez sobre o Benfica a 15 de Junho, quando ofereceu 3,5 euros por cada acção do clube, oferta que foi considerada baixa pela SAD encarnada.
quarta-feira, julho 11, 2007
[+/-] |
Megafonix2: Polícia suicida-se durante ataque de abelhas |
Um polícia colombiano suicidou-se com um tiro na cabeça quando era atacado por um enxame de abelhas africanas, juntamente com os filhos de 5 e 11 anos, numa quinta em Rionegro, informaram hoje as autoridades.
As crianças foram salvas pela mãe mas uma delas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida do hospital de Rionegro, onde estava internada, para uma clínica numa localidade vizinha.
O homem, sargento da Polícia de Carreteras, viajou com a mulher e os filhos para uma quinta em Rionegro para visitar uns familiares.
Quando se encontravam num descampado, pai e filhos ficaram rodeados por uma nuvem de abelhas, conforme contou aos jornalistas a esposa do agente. Sem dizer palavra, o sargento puxou de um revólver e disparou na cabeça. As autoridades decidiram abrir uma investigação à morte do polícia.
segunda-feira, julho 09, 2007
[+/-] |
Liga Betadine2: Castores começam trabalho com 11 reforços e duas dúvidas |
O Paços de Ferreira efectuou hoje o primeiro treino da sua primeira época "europeia" com 11 reforços e ainda duas dúvidas no plantel de futebol: Antunes e o brasileiro Rovérsio.
Mesmo tendo feito uma das melhores épocas da sua história, atingindo a qualificação para a Taça UEFA, os objectivos do Paços de Ferreira para 2007/08 continuam os mesmos. O presidente do clube da capital do móvel traçou a honesta meta da "manutenção" na Liga para alcançar.
Fernando Sequeira disse que quer ver o clube "protagonizar uma prestação dignificante nas outras provas" em que está envolvido - Taça de Portugal, Taça da Liga e Taça UEFA.
Apesar de o plantel pacense estar encerrado, permanecem duas dúvidas no ar: a continuidade de Antunes, um dos mais recentes internacionais AA portugueses e a situação da transferência de Rovérsio.
No caso do primeiro, Fernando Sequeira reafirma que, por agora, Antunes é jogador do Paços de Ferreira, "mas se surgir uma proposta concreta por ele, ou por qualquer outro jogador, terá de ser estudada", embora já tenha sido noticiado o interesse da Juventus, de Itális, e de outros clubes. Quanto a Rovérsio, o jogador esteve na Mata Real e treinou com o restante plantel, apesar da polémica em torno do seu passe com o Gil Vicente e o Santa Cruz, do Brasil.
Chico Silva e Dedé (os dois ex-Trofense), Ferreira (ex-Marítimo), Filipe Anunciação (ex-Desportivo das Aves), Rovérsio (ex-Gil Vicente), Paulo Gomes (ex-Leiria) são as caras novas do Paços de Ferreira vindas de Portugal.
Do estrangeiro chegaram Kiko e Edson Di (os dois ex-Coruripe, do Brasil), Fernando Pilar (ex-Central de Caruaru, do Brasil), Furtado (ex-CSKA de Sofia, da Bulgária) e Márcio Carioca (ex-Ceará, do Brasil).
O dia começou bem cedo na Mata Real, com a primeira palestra do treinador José Mota, pelas 08:30, seguindo-se os exames médicos e o primeiro treino do novo plantel pacense, cerca das 17:00. Uma hora antes, foi oficializado o protocolo com o Rebordosa, como equipa satélite do Paços de Ferreira. A cerimónia decorreu no Estádio da Mata Real, com a presença dos responsáveis dos dois clubes.
Terça-feira, os jogadores completam os testes médicos e quarta-feira a equipa faz a sua apresentação à comunicação social, a partir das 11:00, seguindo depois para o estágio de pré-temporada, em Celorico de Beira, onde fica até 21 de Julho. A equipa da Capital do Móvel faz o seu primeiro jogo da pré-temporada frente ao secundário Feirense, no dia 18 de Julho. No dia 21, o plantel vai à Tábua jogar com a Naval 1º de Maio, também da Liga portuguesa de futebol.
No dia 25 de Julho, há jogo com o Gondomar, da Liga de Honra, e três dias depois com outra equipa do escalão secundário: Rio Ave. No primeiro dia de Agosto, os "castores" defrontam o Penafiel, igualmente do segundo escalão, antes do jogo de apresentação da equipa aos sócios, a 04 de Agosto, na Mata Real, frente ao Marítimo. Os jogos de pré-época terminam dia 8, num encontro com o Tirsense.
- Plantel e equipa técnica para 2007/08:
Guarda-redes: Peçanha, Coelho, Pedro.
Defesas: Antunes, Mangualde, Luiz Carlos, Tiago Valente, Chico Silva (ex-Trofense), Ferreira (ex-Marítimo), Kiko (ex-Coruripe, Bra), Rovérsio (ex-Gil Vicente).
Médios: Pedrinha, Paulo Gomes (ex-Leiria), Cristiano, Dedé (ex-Trofense), Filipe Anunciação (ex-Desportivo das Aves), Fernando Pilar (ex-Central de Caruaru, Bra).
Avançados: Edson, Ricardinho, Renato Queirós, Edson Di (ex-Coruripe, Bra) Márcio Carioca (ex-Ceará, Bra), Furtado (ex-CSKA de Sófia, Bul).
Equipa técnica: José Mota (treinador), Jorge Mendonça, Adalberto e Jorge Silva (adjuntos).
Saídas: Paulo Sousa (APOP, Chp), Willams (Vizela), Elias (Vitória Setúbal), João Paulo (União Leiria), Geraldo (AEK Atenas, Gre), Nuno Claro (Cluj, Rom), Mojica, Leanderson, Phil Jackson, Fahel.
[+/-] |
SuperHonra2: Fátima quer surpreender na época de estreia |
O CD Fátima apresentou hoje o plantel para a época 2007/08, numa "nova etapa na vida do clube", para o ano de estreia na Liga de Honra de futebol, para tentar surpreender e "ter uma postura digna".
"Poderemos ser uma grande surpresa", disse, na apresentação, o presidente do CD Fátima, padre António Pereira, que garante que o clube, "sem pretensões, será muito ambicioso".
Segundo o vice-presidente do clube, Luís Albuquerque, o orçamento de 400 mil euros será "seguramente o mais baixo" da Liga de Honra, mas é suficiente para formar "uma equipa muito competitiva" com "95 por cento de jogadores portugueses", para "consolidar o clube na Liga de Honra".
O clube garantiu os empréstimos de Saleiro, do Sporting, Falardo e Moreira, da União de Leiria, e contratou oito jogadores, entre os quais Veríssimo (ex-Vitória de Setúbal), Duarte Machado (ex-Olivais e Moscavide) e Ricardo Jorge (ex-Rio Ave), com experiência de Liga de Honra e Primeira Liga.
Luís Albuquerque afirmou que, com onze reforços e oito renovações, "o plantel não está fechado", admitindo ainda a possibilidade de contratar "um ou dois jogadores".
O treinador Rui Vitória, que renovou contrato por uma época, disse estar "satisfeito" com o plantel, garantindo que "não há orçamentos que possam limitar a ambição de uma equipa técnica e dos jogadores" para "lutar de forma árdua para ganhar todos os jogos".
A pré-época vai decorrer, sem estágio, sempre em Fátima, segundo o treinador, "uma zona abençoada" para "quatro semanas de trabalho intenso" antes da primeira eliminatória da Taça da Liga, apostando em jogos de preparação frente a equipas da Primeira Liga e Liga de Honra, para "rapidamente adquirir o ritmo" da nova divisão.
O CD Fátima tem agendado jogos com o Trofense e Nacional da Madeira, em Rio Maior, a 19 e 25 de Julho, respectivamente, Vitória de Setúbal, na Quinta do Pinheiro (21/07), e Marinhense (28/07), na Marinha Grande. A apresentação aos sócios será feita dia 01 Agosto, ante a União de Leiria.
- Plantel e equipa técnica para 2007/08:
Guarda-redes: Pedro Duarte, Nuno Ribeiro (ex-Abrantes) e Filipe Pereira (júnior).
Defesas: Samuel, Índio, Duarte Machado (ex-Olivais e Moscavide), Hugo Alegre (júnior), Veríssimo (ex-Vitória de Setúbal), Jorge Teixeira (ex-Odivelas) e Bispo (ex-Trofense).
Médios: João Fonseca, Miguel Xavier, Jorge Neves, Joel, Filipe Falardo (ex-Olivais e Moscavide), Edu Castigo (ex-Nelas) e Miguel Neves (ex-júnior).
Avançados: Marinho, Pedro Moreira (ex-Louletano), Carlos Saleiro (ex-Olivais e Moscavide), Ricardo Jorge (ex-Rio Ave) e Nuno Gomes (ex-Real).
Equipa técnica: Rui Vitória (treinador), Arnaldo Teixeira e Nuno Domingos (treinadores adjuntos).
Saídas: Morgado (União da Serra), Dévigor (Louletano), Rodrigo Dantas (Sp. Braga), Carlos Manuel (Portimonense), Pimenta (União da Serra), Hugo Carvalho (União da Serra), Batalha (emprestado ao União da Serra), Nino (Madalena), Paulo Filipe, João Morais, Toni, Anderson.
[+/-] |
Megafonix2: Um ano de cadeia para "superacelera" |
Um construtor civil português, de 27 anos, apanhado 38 vezes nos últimos dez meses pelos radares da polícia de tráfego espanhola a conduzir o seu automóvel a 230 km/h, foi condenado na passada sexta-feira, por um tribunal da Galiza, a um ano de prisão efectiva e proibido de conduzir nos próximos quatro anos.
Ricardo Manuel, que reside em Vigo e divide a sua actividade profissional entre o Norte de Portugal e a Galiza, foi, ainda, condenado ao pagamento de 7300 euros de multa. A condenação, por condução perigosa, foi reduzida na sequência de um acordo entre o empresário e o fiscal espanhol Carlos Gil, que tinha pedido inicialmente quatro anos de cadeia.
Durante o julgamento, o construtor civil alegou "a necessidade de deslocar-se rapidamente, devido às numerosas obras sob a sua supervisão em Espanha", embora tenha reconhecido que o fez para "vencer o cansaço", tendo, no entanto, referido, que "nunca teve nenhum acidente".
Os 38 excessos de velocidade detectados pelos radares espanhóis, sete dos quais acima dos 200 km/h, registaram-se entre Maio do ano passado e Fevereiro último, nas estradas da Galiza, Huelva e Castillla-León. Mas o "recorde" de 230 km/h foi alcançado na Estrada A-52, em Ourense, numa via cujo limite de velocidade é de 120 km/h. O empresário diz que a pena "prejudicará a sua profissão" e que não sabe "como contornar o problema".
domingo, julho 08, 2007
[+/-] |
SuperHonra2: Cuidado com o Vizela na luta pela promoção |
O avançado brasileiro Rincon (ex-ASA) e o defesa Kata (ex-União Leiria) destacam-se entre as nove contratações do Vizela para a época 2007/08 da Liga de Honra em futebol.
Sem grande pompa e circunstância, o plantel de 23 jogadores para a época 2007/2008 apresentou-se hoje perante uma assistência escassa de cerca de 200 apoiantes que, ainda assim, coloriram as bancadas do estádio.
O técnico dos vizelenses, Carlos Garcia, já tinha anunciado que queria trabalhar com cerca de 22 jogadores, compreendendo-se, desta forma, as saídas de Pedro Caravana e de Gouveia para o Estoril e Desportivo das Aves, respectivamente, desconhecendo ainda o destino de outros cinco dispensados: Luís Manuel, Pedro Pereira, Filipe, Rui e Júlio César.
"Os nomes que sugeri à direcção foram conseguidos. Fomos o primeiro clube a fechar o plantel com um grupo coeso. O nosso objectivo é andar no meio da tabela classificativa, sem grandes aflições", disse o técnico dos vizelenses.
Questionado sobre uma possível luta pela subida ao escalão máximo do futebol português, Carlos Garcia vincou que é cedo para falar em voos maiores: "Há equipas que afirmaram as suas pretensões, nós também queremos incomodar, mas para já somos serenos nas afirmações".
O presidente do Vizela FC, José Armando Branco disse, à Agência Lusa, que o destino de cinco dos sete jogadores dispensados só será conhecida na próxima semana, e adiantou que o clube minhoto está a conseguir um patrocinador inglês já para esta época.
Sobre o início de temporada e os reforços do Vizela, José Armando Branco sublinhou as palavras de Carlos Garcia: "O nosso objectivo é andar nos primeiros oito lugares. Queremos dar alegrias à massa associativa, por isso é que apostamos num plantel de grande qualidade e equilibrado".
O primeiro dia de trabalho ficou marcado por uma "peladinha" em que foram apontados quatro golos, por Fininho, Hélder Sousa, Kita e Cláudio. O início dos treinos em Vizela está marcado para dia 9, às 09:00. No dia 14 (sábado, às 10:00) o Vizela joga com o Gil Vicente, dia 18 (quarta-feira, às 18:00) com o Boavista, e dia 28 (sábado, às 18:00) contra o Vila Meã.
Estão ainda agendados mais três jogos treino fora do reduto minhoto: Moreirense (dia 21, às 18:00), Fafe (dia 25, às 18:00) e Leixões (dia 1 de Agosto, às 18:00).
Oficialmente o Vizela arranca no dia 5 de Agosto para disputar a primeira eliminatória da Taça da Liga.
- Plantel do Vizela FC em 2007/08:
Guarda-redes: Batista, Jorge e Riça (ex-GD Chaves).
Defesas: Rodrigo, Machado, Cláudio, Kata (ex-UD Leiria), Ricardo Jorge, André Cunha, Cleuber (ex-Leixões SC) e Quim Berto. - Médios: Óscar (ex-Vila Meã), Fininho (ex-FC Famalicão), Guerra, Williams (ex-FC Paços de Ferreira), Hélder Sousa, Emerson, Kita e Neto (ex-GD Chaves).
Avançados: Nuno Sousa (ex-CD Feirense), Binho, Rincon (ex-Asa - Brasil) e Serjão.
Equipa técnica: Carlos Garcia (técnico principal), Jorge Prista (adjunto), António da Silva Martins (adjunto), Alexandre Margarido (adjunto) e Sérgio Coelho (secretário técnico).
Saídas: Gouveia (Desportivo das Aves), Pedro Caravana (Estoril), Luís Manuel, Pedro Pereira, Filipe, Rui e Júlio
[+/-] |
SuperHonra2: Aves não assume candidatura à subida |
O plantel do Desportivo das Aves foi hoje apresentado oficialmente, tendo em vista a época 2007/2008, em que os avenses vão disputar a Liga de Honra, depois de terem "caído" do escalão principal do futebol português.
Com o novo treinador José Gomes, chegam à formação minhota 10 "caras novas", para além de dois júniores promovidos à equipa principal, bem como três regressos após empréstimo. Gouveia (ex-Vizela) e Leandro Tatu (ex-Leixões) são as principais novidades da formação avense, que conta para já com 26 atletas no plantel, sendo que a definição final do grupo apenas será conhecida após a pré-temporada.
Os avenses não vão efectuar o habitual estágio de pré-temporada, trabalhando nas instalações do clube ao longo das próximas semanas, preparação intercalada pelos diversos encontros particulares já agendados. Destes destacam-se as partidas frente ao Leixões, a 14 de Julho, Vitória de Guimarães, a 18, Rio Ave, a 25, e com os espanhóis do Celta de Vigo, a 28.
O primeiro contacto dos jogadores com o relvado aconteceu na manhã de hoje, presenciado por cerca de uma centena de adeptos da equipa da Vila das Aves e contou igualmente com a presença de toda a equipa directiva do clube.
- Plantel para a época 2007/2008:
Guarda-redes: Rui Faria, José Eduardo. João Nuno e Rafael Defendi (ex-Grémio Anapólis, Bra).
Defesas: Sérgio Carvalho, Sérgio Nunes, Leandro, Pedro Geraldo, Alexandre Cizeski (ex-Grémio Glória, Bra), Élio Augusto (ex-júnior), Nuno Mendes (ex-Penafiel) e Cristian Bonilla (ex-Ermesinde).
Médios: Marcelo Henrique, Mércio, Diego Martins, Bruno Filipe, Grosso, Castro (ex-Maia), Robert (ex-Nelas), Rui Costa (ex-júnior) e Gouveia (ex-Vizela).
Avançados: Xano, Octávio, Rui Miguel (ex-Olhanense), Leandro Tatu (ex-Leixões) e Pascal (ex-Ayia Napa, Chp).
[+/-] |
Futilidades2: Três mosteiros, dois castelos, uma torre e um palácio eleitos maravilhas de Portugal |

Numa cerimónia que decorre no Estádio da Luz, em Lisboa, foram anunciados os sete monumentos portugueses eleitos, de uma lista de 21 candidatos, com milhares de votos via Internet, SMS e linhas de valor acrescentado.
No início do espectáculo, apresentado por Mariza Cruz e o jornalista Júlio Magalhães, os milhares de pessoas presentes nas bancadas (número não divulgado pela organização) acompanharam, em pé, o hino nacional tocado pela banda da GNR, momento a que se seguiram as actuações de Mariza, Camané, Rui Veloso e Carlos do Carmos.
Pouco depois, várias personalidades apresentaram, por ordem aleatória, as Sete Maravilhas nacionais - Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Palácio Nacional da Pena (Sintra) e Torre de Belém (Lisboa).
A atribuição do título a estes sete monumentos, que contou com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, terminou cerca das 21:20, quando o estádio se voltou a levantar para entoar "A Portuguesa" e assistir a uma largada de milhares de balões.
Decorre agora a cerimónia internacional da eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo, um espectáculo que está ser acompanhado em directo por 1,6 mil milhões de telespectadores em todo o mundo e conta com a actuação de artistas nacionais e internacionais como Jennifer Lopez, José Carreras, Chaka Kan ou Joaquin Cortés.
De fora da lista de monumentos preferidos pelos portugueses ficaram os castelos de Almourol e Marvão, os conventos de Cristo e Mafra, a Fortaleza de Sagres, as Fortificações de Monsaraz, a Igreja de São Francisco do Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos, o Paço Ducal de Vila Viçosa, a Universidade de Coimbra, os palácios de Mateus e Queluz, as Ruínas de Conímbriga e o Templo Romano de Évora.
A votação dos mais marcantes monumentos nacionais foi lançada no passado dia 07 de Dezembro, no âmbito de uma parceria entre a Realizar Impact Marketing, a Young & Rubicam Brands, o Ministério da Cultura e o IPPAR.
MUNDO. A Grande Muralha da China, o Taj Mahal e o Cristo Redentor são três das novas Sete Maravilhas do Mundo, foi hoje anunciado numa cerimónia em Lisboa. A primeira nova maravilha a ser anunciada foi a Grande Muralha da China, erguida há mais de dois mil anos e que se estende por cerca de 6.700 quilómetros.
Petra (Jordânia), a estátua de Cristo Redentor (Brasil), situada no topo do monte do Corcovado, no Rio de Janeiro, e a cidade inca Machu Picchu (Peru) também foram eleitas as novas maravilhas do Mundo. O futebolista português Cristiano Ronaldo anunciou a vitória da pirâmide de Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no México.
O coliseu de Roma, o único monumento europeu a ser eleito, e o Taj Mahal (Índia), monumento mandado erguer pelo imperador Shah Janan em honra da mulher, a princesa Mumtaz Mahal, completam a lista das Sete Maravilhas do Mundo.
A eleição das Novas Sete Maravilhas do mundo, que decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, foi uma iniciativa da New 7 Wonders Foundation, criada em 2001 pelo antigo produtor suíço Bernard Weber. Esta escolha foi criticada pela UNESCO por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso à Internet ou telefone.
A cerimónia contou com a participação musical de nomes como José Carreras, Jennifer Lopez e Joaquin Cortés, além dos portugueses Mariza, Camané, Dulce Pontes, entre outros.
sábado, julho 07, 2007
[+/-] |
Megafonix2: Criança de 11 anos apanhada a 160km/h e... bêbada!!! |
Uma criança de 11 anos, natural da Florida (Estados Unidos), é acusada de condução em excesso de velocidade e de o fazer sobre o efeito do álcool. A menina não respeitou a ordem para parar o carro e acelerou. As câmaras dentro do carro da polícia registam que durante a perseguição, os carros atingiram os 161km/h.
A jovem condutora, que seguia ao volante de Chevy Monte Carlo que pertence aos seus pais, conseguiu fugir alguns quilómetros até bater num carro que estava estacionado à beira da estrada. Nesse momento, o agente dirige-se ao carro acidentado de arma em punho e as câmaras registam a sua cara de espanto quando se certifica da identidade do condutor.
A identidade da pequena aventureira não foi divulgada por se tratar de uma menor. Mas a polícia confirmou a realização do teste do álcool e garantiu que era o suficiente para se acusar um adulto de conduzir ebriamente. Agora investigam de que maneira a jovem de 11 anos teve acesso a essa quantidade de álcool. A criança foi transportada para o Hospital, onde recebeu tratamento nas feridas ligeiras provocadas pelo acidente. De seguida, foi entregue aos pais
[+/-] |
Sexão: Alguém sabe onde se pode fazer o download? |
O director, subdirector e 27 professores de uma escola pública argentina, considerada um modelo na capital Buenos Aires, foram expulsos dos seus cargos depois de se ter comprovado que organizavam no local orgias com algumas das alunas do turno da noite, gravavam e colocavam na Internet, informa o jornal El Pais.
A polícia conseguiu comprovar as suspeitas através de um sofá que surgia nas imagens e que correspondia a o existente numa sala do edifício. Os vídeos remontam a 2005 e aí é possível ver professores e alunas de 16 e 17 anos, mantendo relações sexuais.
A denúncia foi feita através de um e-mail enviado para a Direcção de Escolas da Província de Buenos Aires, o que motivou o envolvimento da polícia, que acabou por descobrir que tais encontros realizavam-se na Escola Técnica número 1 de Escobar, uma localidade a 60 quilómetros da capital argentina. Trata-se de um centro com 2500 alunos e 400 professores, considerado «modelo» pela comunidade educativa.
Ficou também a saber-se que esta não foi a primeira denúncia anónima, mas as anteriores foram ignoradas inexplicavelmente, mas sempre pela mesma pessoa, uma inspectora que entretanto também já foi despedida.
[+/-] |
Liga Betadine2: Jesualdo ganhou 419 mil euros em 2006? E o Fernando Santos e o Paulo Bento? |
O treinador da equipa campeã nacional de futebol, Jesualdo Ferreira, ganhou sete vezes menos do que o guarda-redes Vítor Baía, que só foi titular uma vez na época 2006/2007.
O homem que levou o FC Porto à revalidação do título nacional de futebol ganhou cerca de 419 mil euros em 2006, contra os 3,2 milhões arrecadados pelo ex-guarda-redes dos dragões.
Segundo apurou o Correio Sport, o salário de Jesualdo pago pela SAD portista não terá passado dos 35 mil euros por mês (se dividirmos os seus rendimentos anuais por 12 meses), o que representa sete mil contos na moeda antiga.
No final da temporada 2005/06, Jesualdo trocou o Sp. Braga pelo Boavista, mas nem chegou a aquecer o lugar no clube presidido por João Loureiro. Ainda na pré-época 2006/07, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, incompatibilizou-se com o treinador holandês Co Adriaanse e foi buscar Jesualdo Ferreira ao Boavista, pagando ao clube do Bessa uma compensação em dinheiro, na ordem dos 250 mil euros. Outro elemento da equipa técnica azul e branca que conquistou o bicampeonato, Rui Barros, que assegurou a transição entre Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira, ganhou 337 mil euros em 2006, menos 82 mil euros do que o treinador principal.
Vítor Baía, como noticiou o ‘Correio Sport’ em Junho, auferia um ordenado de 266 mil euros por mês na sua última temporada ao serviço do FC Porto, na qual esteve quase sempre no banco de suplentes, sob a sombra do brasileiro Helton. Recém-empossado director de relações externas dos dragões, o final da carreira de Baía representou uma poupança de cerca de 3,2 milhões de euros por ano aos cofres portistas.
[+/-] |
Discotoca: Ceca Raznatovic, a patroa do FK Obilic, cantando um sucesso "turbo-folk" sérvio |
sexta-feira, julho 06, 2007
[+/-] |
Futilidades2: Jogadores on-line são moderadose perdem um terço do que apostam |

São homens jovens e lançam cinco apostas de quatro euros por semana. O perfil do jogador on-line foi, pela primeira vez, traçada num estudo da Universidade de Harvard a mais de 40 mil utilizadores regulares de um site de apostas na internet. Embora a maioria jogue de forma moderada, as perdas médias são significativas (29% da quantia apostada). E os especialistas alertam o jogo solitário e virtual pode ser como beber sozinho.
Da responsabilidade da reputada Harvard Medical School, esta investigação é a primeira a caracterizar o comportamento do jogo on-line a partir de uma vasta amostra (40.499 indivíduos de 85 países), acompanhada ao longo de oito meses. Os jogadores são apostadores activos da bwin, um site de jogo na Internet que anuncia ter 11 milhões de utilizadores. A esmagadora maioria (91%) são homens e a média etária é de 31 anos.
Foram analisadas 5,3 milhões de apostas fixas e 2,5 milhões de apostas "ao vivo" (realizadas durante o evento, por exemplo, no decurso de um jogo de futebol, aposta-se qual das equipas vai marcar o próximo golo).
Em média, cada jogador faz 2,5 apostas fixas de quatro euros, em cada quatro dias, o que equivale a quase 20 euros por semana. Com base neste comportamento padrão, as perdas registadas são de 29% da quantia apostada. Quem prefere a modalidade "ao vivo", arrisca mais um pouco (faz 2,8 apostas em quatro dias), mas as perdas são ligeiramente inferiores (18% em média). Ao fim de oito meses, o prejuízo dos jogadores analisados foi de 33 euros.
A percentagem de grande jogadores, com perdas avultadas, é bastante baixa (0,4%), mas os autores do estudo recordam que a Internet pode contribuir para aumentar a prevalência do jogo excessivo e patológico porque possibilita esse tipo experiência a pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a jogo, seja de casino ou de corridas de cavalos ou outro tipo de apostas. Em casa ou até no emprego, a qualquer momento do dia, é possível fazer apostas e ganhar ou perder dinheiro.
Por tratar-se, na maioria das vezes, de uma actividade solitária, o jogo on-line tem o potencial de agravar e acelerar fragilidades individuais já existentes, porque permite uma gratificação imediata. O jogo virtual e solitário pode ser como beber sozinho é mais fácil perder o controlo, sublinham os especialistas da Universidade de Harvard.
[+/-] |
Liga Betadine2: Joe Berardo diz que espera uma resposta de Luís Filipe Vieira à OPA |
O empresário Joe Berardo passou hoje "a bola" ao Benfica e ao presidente Luís Filipe Vieira, no dia em que formalizou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a SAD do futebol do clube lisboeta. A Metalgest, de Joe Berardo, entregou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o pedido de registo da OPA sobre 85 por cento da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, com contrapartida de 3,5 euros por acção, ficando o sucesso da operação condicionado à compra de 30 por cento mais uma acção.
"A OPA está a decorrer e compete agora à CMVM, à SAD do Benfica e ao presidente Luís Filipe Vieira, em particular, analisar e dar uma resposta à proposta feita", disse Joe Berardo à Agência Lusa.
O empresário considerou que "esta é uma OPA relativamente simples, pois não envolve a Autoridade da Concorrência", mas revelou que, a partir de agora, vai remeter-se ao silêncio, por imposição da legislação da CMVM. "De agora em diante vou ficar caladinho. Já falei o suficiente e não devo continuar. Além disso, tenho que respeitar as regras do mercado", explicou Joe Berardo, recusando-se a avançar qual a expectativa sobre a resposta da Administração da SAD "encarnada" à OPA.
Fonte da CMVM disse à Agência Lusa que todas as condições foram mantidas no projecto de prospecto e no projecto de anúncio de lançamento da OPA entregues hoje na entidade reguladora do mercado de capitais. A sociedade visada tem agora oito dias corridos para se pronunciar sobre a oportunidade e condições da oferta. A CMVM vai analisar a informação recebida para verificar se está completa e dispõe, depois de concluir que o processo está completo, também de oito dias para proceder ao registo, prazo que é suspenso (e que volta ao início) sempre que o regulador solicitar informação adicional à entidade oferente.
[+/-] |
Liga Betadine2: Boavista anuncia existência de acordo com o Sporting de Braga em relação à dívida por Silva |
A SAD do Boavista esclareceu hoje em comunicado ter saldado praticamente todas as dívidas com a SAD do Sporting de Braga e revela que ajudou a resolver problemas de tesouraria deste último clube, em resposta à penhora hoje anunciada.
O Tribunal do Porto ordenou hoje uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Sporting de Braga, segundo disse à Agência Lusa fonte judicial.
A fonte adiantou que a penhora, de que o Boavista ser notificado sexta-feira, se prende com uma letra assinada pelo clube, resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, ocorrida na época 2000/2001.
Em comunicado, a SAD boavisteira explica que adquiriu, em 2000/2001, 50 por cento dos direitos desportivos do brasileiro Elpídio Silva e que, no final de 2001/2002 adquiriu os restantes 50 por cento, por insistência da SAD do Sporting de Braga, que "enfrentava uma situação económica difícil".
"Como tal, de um valor total de um milhão e novecentos mil euros, a Boavista SAD pagou já um milhão, seiscentos e setenta mil euros, acrescidos do IVA respectivo, no valor de mais algumas centenas de milhar de euros", lê-se no comunicado.
A Boavista SAD afirma também que, "quanto ao valor remanescente, de cerca de 230 mil euros, ficou ainda acordado ontem (quarta-feira)" entre os "axadrezados" e "o Sporting de Braga, através de correspondência trocada com o vice-presidente Manuel da Silva Costa, que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização" de inscrição pelo clube do Minho do atleta da formação do emblema do Bessa Patrick Rebelo, "com valor a apurar pela Federação Portuguesa de Futebol".
"Assim sendo, logo que apurado o valor global da respectiva indemnização, concluir-se-ia o valor definitivo do débito, cuja forma de pagamento então se acordaria", refere o ponto seis do comunicado.
Surpreendidos pela notícia, os boavisteiros acrescentam também que, "mesmo que tenha sido intentada qualquer acção, a SAD terá sempre o direito e prazo para contestar, pelo que é especulativo e falso que possa existir qualquer penhora neste momento".
De acordo com o que a Lusa apurou hoje junto de fonte ligada ao processo, o valor da letra que o Sporting de Braga reclama não foi paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco.
Depois disso, o Sporting de Braga escreveu ao Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas não obteve qualquer resposta.
Face à existência da dívida - que corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custas -, o Sporting de Braga recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, o qual se pronunciou favoravelmente.
Após a notificação do solicitador de execução, e caso o clube portuense não consiga pagar a dívida, o Sporting de Braga tomará posse de bens do clube, à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.
[+/-] |
Lusofone2: Futebolistas sub-19 suspensos passaram pelo balneário antes do controlo antidoping |
Os futebolistas sub-19 do FC Porto Rui Pedro e Fábio Pereira passaram pelo balneário antes de ir ao controlo antidoping na partida com o Benfica realizada no Seixal, contrariando desta forma os regulamentos internacionais antidopagem.
De acordo com o que a Agência Lusa apurou junto de fonte ligada ao processo, os dois atletas, suspensos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) após notificação do CNAD, chegaram, de facto, atrasados ao controlo, mas depois de terem passado pelo balneário "azul-e-branco", situação esta que provocou a suspensão preventiva.
Segundo os regulamentos internacionais antidopagem o jogador "não poderá" passar pelos balneários, estando obrigado a abandonar o campo directamente para a zona de controlo.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explicou hoje, em comunicado, ter suspendido preventivamente os atletas de sub-19 do FC Porto Rui Pedro e Fábio Ferreira por imperativo legal, após notificação do Conselho Nacional AntiDopagem (CNAD).
No comunicado de três pontos, o organismo esclarece que a "suspensão dos referidos atletas resultou de uma notificação que o CNAD fez chegar à FPF, na qual eram reportadas irregularidades detectadas aquando da realização do controlo antidoping efectuado no final do jogo do campeonato nacional de juniores entre o Benfica e o FC Porto, disputado no passado dia 05 de Maio, no Seixal".
A FPF explica que, "face à referida notificação, e por imperativo legal, o Conselho de Disciplina viu-se obrigado a suspender preventivamente os atletas, iniciando a respectiva averiguação dos factos".
"A suspensão dos jogadores em causa é uma consequência automática e imediata da comunicação do CNAD", revela ainda o comunicado emitido pela FPF.
A FPF diz ainda que, "como sempre acontece, actuou no estrito cumprimento e respeito da legislação e dos regulamentos em vigor".
Em comunicado emitido terça-feira, o FC Porto revelou que os dois atletas chegaram atrasados dois minutos ao controlo, período que, de acordo com os portistas, não pode indiciar que os atletas não se deslocaram directamente do relvado para o local da análise. Contactado hoje pela Agência Lusa, o FC Porto abdicou de fazer qualquer comentário.
[+/-] |
Bofialog2: Paula Monteiro com piadasnovas diz que a Polícia vai ser a Oitava Maravilha na Luz |

Cerca de 250 agentes da PSP vão ser destacados para o evento de apresentação das novas sete maravilhas do Mundo, sábado, no Estádio da Luz, onde são esperadas entre 40 a 50 mil pessoas, anunciou a polícia.
Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da PSP, subcomissária Paula Monteiro, adiantou que a segurança do evento será assegurada por várias valências do Comando de Lisboa. "É um evento específico que, apesar de exigir alguma atenção, não oferece à partida grandes problemas", disse a subcomissária Paula Monteiro. "Esperamos que vá correr tudo bem. A polícia será a oitava maravilha", comentou.
Segundo a responsável, o policiamento inicia-se às 17:30 de sábado e começará com uma vistoria de segurança ao local realizado pela unidade de inactivação de explosivos.
Paula Monteiro adiantou que poderá haver algum condicionamento de trânsito nas imediações do Estádio da Luz em "função das necessidades", nomeadamente durante a passagem de algumas personalidades que vão estar no evento.
Para a PSP, as maiores preocupações estão relacionadas com o trânsito e a ordem pública. Para evitar pequenos furtos ou venda especulativa de bilhetes estarão no local agentes da PSP à civil. Agentes da PSP estarão ainda nas entradas do Estádio da Luz para evitar a entrada de objectos considerados contundentes.
A subcomissária Paula Monteiro acrescentou que há um "esforço de policiamento" devido à presidência portuguesa da União Europeia, que se prolongará por seis meses. Contactado pela agência Lusa, o general Leonel Carvalho, do gabinete de coordenação e segurança do Ministério da Administração Interna, adiantou que o plano de segurança para o evento foi elaborado em colaboração com os organizadores do evento.
"A segurança cabe à PSP, que tem muita experiência de segurança no Estádio da Luz, apesar de este evento ser diferente dos riscos dos jogos de futebol, que têm como ameaça o hooliganismo ou o confronto violento de claques", sublinhou.
Neste caso, "o que está em causa é a ameaça global do terrorismo que necessita de toda a atenção", acrescentou.
O responsável salientou que "a PSP está a fazer um esforço grande de policiamento porque, além deste evento, decorre o campeonato do Mundo de Vela e a presidência da União Europeia". No entanto, assegurou, "todas as medidas necessárias de segurança estão a ser tomadas". "Está tudo tratado e tudo planeado", sublinhou.
O evento das "7 Maravilhas", onde são esperadas entre 40 a 50 mil pessoas, contará com a participação de dezenas de personalidades do mundo político e artístico. A cerimónia do anúncio dos sete monumentos mundiais será apresentada pelos actores Ben Kingsley e Hillary Swank.
[+/-] |
Lusofone2: FPF decide partilhar uma pequena fatia da sua riqueza asiática |
As excelentes prestações da selecção das "quinas" no Mundial2006 e Euro2004 e a realização de jogos particulares permitiram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) investir financeiramente junto dos clubes amadores, sobretudo no apoio às camadas jovens.
De acordo com um comunicado hoje divulgado, a FPF esclarece que, "atenta aos objectivos de responsabilidade social e aos problemas financeiros dos clubes amadores, quer contribuir deliberadamente para o fomento da actividade meritória e fundamental desses clubes, apoiando-os directamente na assunção dos custos suportados com os prémios dos seguros de acidentes pessoais das categorias jovens".
A FPF acrescenta que o "esforço financeiro de um milhão a 1,5 milhões de euros abrangerá, desta forma, mais de 80.000 atletas das categorias juniores B (juvenis), C (iniciados), D (infantis) e E (escolas)", apesar de este investimento só ser "possível se todas as associações aderirem ao seguro da FPF para todos os inscritos dos respectivos escalões".
O organismo liderado por Gilberto Madaíl, evocando o jogo particular no Kuwait, entre outros, pretende apostar no desenvolvimento do futebol jovem, enquanto garante do aumento da actividade física e do contributo social.
No comunicado divulgado no site oficial do organismo pode ainda ler-se que, "no caso de todas as associações aderirem a este projecto, a direcção da FPF ainda estará em condições privilegiadas para diligenciar junto das companhia de seguros" a redução dos custos dos prémios para seniores e juniores A.
[+/-] |
Futilidades2: Site português de segurança online já recebeu 286 denúncias e identificou 19 conteúdos ilegais |
A funcionar há uma semana, o primeiro site português especializado em segurança on-line já recebeu um total de 286 denúncias de conteúdos ilegais, tendo conseguido identificar 19, afirmou hoje um responsável do projecto.
Segundo Pedro Veiga, Presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) o site "linhaAlerta.internetsegura.pt" já recebeu oito mil visitas e 160 denúncias de conteúdos ilegais foram aceites, tendo sido possível detectar, até agora, "sete casos de pornografia infantil, 11 sites com conteúdos racistas e um de violência extrema".
"Das 160 denúncias aceites, 70 já foram concluídas e 90 encontram-se actualmente em análise" acrescentou Veiga, que falava durante a apresentação oficial do site, que decorreu hoje na sede da FCCN, em Lisboa.
Portugal dispõe desde quarta-feira passada de um site especializado em segurança on-line onde qualquer pessoa pode denunciar conteúdos ilegais na Internet, como sites pedófilos, xenófobos, de violência extrema ou outros que constituam crimes públicos, para posterior investigação e eventual acção judicial.
Com a implementação deste site, integrado no programa europeu "Safer Internet Plus" - um plano de acção para a promoção de uma utilização segura da Internet e das novas tecnologias - os responsáveis do projecto esperam "iniciar e facilitar a investigação criminal, melhorar o tempo de reacção das autoridades, assim como encurtar as distâncias a nível europeu".
"As denúncias feitas no site vão primeiro ser tratadas junto de operadores especializados - que farão uma primeira triagem - para verificar se realmente se trata de conteúdos ilegais e determinar a origem do conteúdo", explicou à Lusa Lino Santos, da direcção técnica da FCCN.
"Se os conteúdos ilegais forem portugueses, a denúncia será comunicada de imediato às autoridades nacionais. Se os conteúdos forem oriundos, por exemplo, de um servidor na Alemanha, a ´hotline` portuguesa [que está ligada à rede europeia] contacta a rede alemã para que esta faça a denúncia às autoridades daquele país", acrescentou o mesmo responsável.
Falando na sessão de apresentação oficial do site e do portal português do projecto europeu (InternetSegura.pt), Pedro Veiga sublinhou a importância de "educar o grande público para o uso seguro e consciente das novas tecnologias".
"A sociedade de informação traz consigo muitas oportunidades mas também muitos desafios, pelo que as pessoas devem saber como estar na sociedade", disse, afirmando que "isto passa pela educação".
Por sua vez, Luís Capucha, director da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC/CRIE) do Ministério da Educação falou da importância do projecto "Seguranet", desenvolvido em 2004 no âmbito da programa "Safer Internet Plus", que promove uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário.
"Para que as potencialidades da Internet sejam aproveitadas é fundamental transmitir competências para o seu uso seguro", disse Capucha, afirmando que "o melhor sentido de protecção desenvolve-se através de uma atitude crítica e não passiva, assim como pela distinção do que é útil e a denúncia daquilo que é nocivo".
Também presentes na sessão estiveram Yolanda Arevalo Torres, uma das responsáveis da Comissão Europeia pelo projecto europeu, assim como o coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, que substituiu na ocasião o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.
Em Portugal, de acordo com o Eurobarómetro de Maio de 2006, que questionou pais de menores de 18 anos, 53 por cento dos inquiridos não aplicavam quaisquer regras de segurança para evitar que os filhos acedessem a conteúdos ilegais na Internet, colocando o país na 23ª posição entre os 25 países que então faziam parte da UE.
O inquérito realça que a principal regra sobre Internet imposta nos lares portugueses é o controlo do tempo, sendo que a proibição de visitar certos sites registava pouco mais de metade de respostas (51 por cento) e a regra de não dar informação pessoal era estabelecida apenas por 14 por cento dos inquiridos.