domingo, setembro 30, 2007

Legalite2: Tolerância zero contra a violência

Alguns dos maiores especialistas internacionais no combate à violência no desporto marcam presença na megaconferência que hoje arranca, em Lisboa.
O evento, promovido pela Associação das Ligas Europeias (EPFL) — com a colaboração da Liga portuguesa e do Governo —atrairá a Portugal peritos de várias organizações, ligados a clubes, ligas, governos nacionais e instituições europeias, naquele que será, de longe, o maior certame do género alguma vez realizado no nosso País.
Entre várias intervenções, o nome que desperta maior interesse é o de Brian Drew, chefe da polícia de futebol do Reino Unido. Drew falará hoje às 16.45 horas, no painel «combater a violência dentro e fora do estádio».
Os trabalhos serão inaugurados por Dave Richards, presidente da EPFL e da liga inglesa, e ainda por Hermínio Loureiro e pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias. Segue-se um painel dedicado ao tema «futebol positivo: a participação dos adeptos», com a presença do inglês Kevin Miles (coordenador internacional da Federação Inglesa de Adeptos do Futebol) e do alemão Thomas Weinman, bem como de responsáveis pela segurança de Sporting e FC Porto.
Numa ementa de luxo, haverá ainda intervenções de especialistas da polícia portuguesa e da organização do Benfica, e de Frédéric Thiriez, presidente da liga francesa.
Amanhã, último dia dos trabalhos, estarão em debate as «Políticas Públicas ao Nível Nacional e Europeu», com Vladislav Foya, director de segurança do Euro-2012 (Polónia/Ucrânia), Roberto Masucci (do Ministério do Interior italiano) e ainda com representantes do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
O último painel contará com o secretário-geral da FIFPRO, Theo Van Seggelen, o eurodeputado belga Ivo Belet (autor do relatório sobre o futebol profissional europeu), o espanhol Pedro Velasquez, da equipa do comissário europeu que tutela o desporto (Jan Figel) e, ainda, do director-geral da EPFL, Emanuel Medeiros.
O encerramento contará com Jêrôme Champagne, delegado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, para os assuntos especiais.