sexta-feira, setembro 08, 2006

A mulher mais velha da Europa é portuguesa e vai fazer 113 anos

Maria de Jesus vive em Corujo, concelho de Tomar, e no último mês esteve numa sardinhada, foi ao casamento de um bisneto e prepara-se para comemorar no domingo 113 anos. Admite que a filha a ponha num lar "quando for velha".
Mas Maria de Jesus é já a mulher mais velha da Europa e a oitava do mundo. Segundo a organização norte-americana Gerontology Research Group, a 30 de Agosto havia no mundo 73 pessoas com mais de 110 anos, das quais 65 eram mulheres. A pessoa mais velha é uma norte-americana, Elizabeth "Lizzie" Bolden, que fez 116 anos no mês passado, e em oitavo lugar, com 112, até domingo, está Maria de Jesus.
No domingo, numa festa organizada pela filha com quem vive há 17 anos (Madalena de Jesus, de 81 anos), vai comemorar mais um aniversário com os 16 netos, os 16 bisnetos e os dois trinetos. Com deficiências auditivas, Maria de Jesus já raramente sai de casa, ainda que todos os dias se levante de manhã e tome as refeições à mesa, com a filha.
É numa casa rodeada de sobreiros, pinheiros e eucaliptos que Maria de Jesus passa a maior parte dos dias. Foi por ali que quase sempre viveu, onde conheceu o marido - que morreu aos 50 anos -, teve cinco filhos, dois deles já falecidos, onde trabalhou no campo e donde partiu sazonalmente para o Ribatejo, mondar o arroz.
Com uma saúde invejável, Maria de Jesus apenas foi a um hospital uma vez, para ser operada às cataratas, e até aos 111 anos tinha suficiente vista (é cega de um olho desde criança) para "enfiar uma agulha para coser a sua própria roupa".
"Adora tirar fotografias, adora tomar banho, gosta de ser ela a fazer tudo, não gosta que a agarrem", acrescenta a filha com quem vive, garantindo que a mãe come bem e dorme melhor mas que nos últimos anos deixou de se interessar pela televisão e até pela missa de domingo.
Crítica de Salazar, que acusa de só ter "dado ervas a comer" aos portugueses, Maria de Jesus gostava de Marcelo Caetano porque foi com o antigo presidente do Conselho que começou a receber uma pensão.
Ainda hoje, revela também Madalena de Jesus, o doce preferido da mãe é o arroz-doce e os gelados, e escolhe o peixe e legumes em vez de carne. Além disso, nunca bebeu café, nunca fumou e nem bebeu bebidas alcoólicas.
Agora com grandes silêncios ao longo do dia, Maria de Jesus não se esquece de agradecer as visitas e sabe que está prestes a fazer anos. Só já não sabe é quantos. Ainda no ano passado, perante o desabafo da filha de que tinha muito trabalho para cuidar da mãe, Maria de Jesus descansou-a: "Deixa lá, quando for velha vou para o lar do compadre Zé António."

comentários:

Anónimo disse...
6:15 da tarde
 

BOM... FANTASTICO so desejo a esta mulher que continue a viver feliz.. e por muitos mais anos.. =)