MEGALupa: Carro de ministro apanhado a 212 km/hora
Os radares da Brigada de Trânsito (BT) apanharam o carro do ministro da Economia, anteontem, a circular na Auto-estrada do Norte (A1), a 212 quilómetros por hora. Mandado parar na área de serviço de Leiria, Manuel Pinho justificou que ia atrasado para uma reunião com o presidente da Câmara de Matosinhos. Foi identificado e seguiu viagem, situação que terá deixado indignados outros condutores, apanhados também em excesso de velocidade, mas que foram de imediato autuados pelos guardas.
Fonte da BT confirmou ao JN a situação divulgada pela RTP, explicando que, no caso de governantes ou figuras públicas, este procedimento é habitual. Ou seja, o suspeito da infracção "está perfeitamente identificado pelo que o auto pode ser levantado mais tarde".
No caso de governantes ou chefes de Estado, estes podem até invocar o "interesse público" como justificação para a velocidade excessiva. O procedimento normal é que, depois de receberem os autos levantados pela BT, façam chegar uma justificação à Direcção-Geral de Viação que decidirá sobre as medidas a aplicar.
A mesma fonte explicou ainda que o Código da Estrada prevê que, em situações urgentes, como nos casos de doença, o próprio cidadão-comum possa, sem colocar em risco os demais, circular, por vezes, em excesso de velocidade. "Essas situações são tidas em consideração porque, muitas vezes, a velocidade pode ser determinante para salvar a vida a uma pessoa", justificou a mesma fonte.
No caso do ministro, este não era o caso. Manuel Pinho teria uma reunião, ao final da manhã de anteontem, com o presidente da Câmara de Matosinhos. O encontro não terá sido marcado em cima da hora, estaria já agendado, segundo fonte do Ministério. Mas o ministro ter-se-á atrasado e, por isso, o carro em que se fazia transportar - o veículo oficial - circularia a alta velocidade, mas com os 'pirilampos' instalados na grelha indicando marcha de urgência.
Ao que apurou o JN, a reunião com o autarca de Matosinhos tinha na agenda vários assuntos importantes para o desenvolvimento económico do concelho, como alguns empreendimentos previstos para os terrenos da Exponor. Temas que estarão em discussão, hoje, na reunião do executivo.
2 comentários:
11:16 da manhã
que vergonha!! filhos da puta, é o nojo de país q temos! enoja-me mesmo!
9:14 da tarde
Esses senhores tem carta branca para fazerem o k kizerem mas enfim assim vai o pais!
Atrasado para um reuniao quantas pessoas vao atrasadas para muita coisa e secalhar coisas mais importantes k ver merdas de projectos e etc e pagam k se lixam...
SLB 4EVER
Enviar um comentário