quinta-feira, agosto 24, 2006

MEGALupa: "O Jogo" das gajas ao domingo

O jornal desportivo O Jogo, propriedade do grupo Controlinveste, ao qual pertence também o DN, aparece amanhã nas bancas com um visual gráfico completamente renovado. Além do novo layout e nova arrumação de conteúdos, será lançada, a 10 de Setembro, uma nova revista, a J.
Um Jogo "mais agressivo e impactante" é o que pretende o seu director, Manuel Tavares, segundo refere ao DN. Apesar da "credibilidade já feita e da preferência dos leitores e jogadores, O Jogo era pouco impactante em termos de imagem", assume. Depois, "em quatro anos o fluxo de informação alterou-se muito", alerta ainda, referindo-se aos diversos programas desportivos que foram nascendo na televisão e até mesmo aos canais desportivos entretanto consolidados - como é o caso da Sport TV. Uma realidade igualmente defendida por Henrique Cayatte, designer responsável, quer pela renovação gráfica de agora, quer da última, há quatro anos.
"Trabalhámos com os jornalistas, direcção editorial, gráficos, para tentar perceber as suas necessidades", explica Cayatte. E, respeitando a actual identidade, o resultado foi um "jornal mais limpo, com maior punch jornalístico, com uma personalidade mais forte e vincada". O Jogo sofreu "um verdadeiro upgrade", diz. Para tal, contou a criação de mais entradas nos textos, que passam a ser mais curtos (agora a seis colunas) e por vezes acompanhados de destaques para "facilitar a leitura", um objectivo revelado por Manuel Tavares. A fotografia também foi privilegiada. Já o logótipo do jornal mantém-se, tal como o tipo e formato de papel. A fonte tipográfica (Olisipone) foi criada por Mário Feliciano.
Mas esta reformulação só fica completa, segundo o director de O Jogo, com o lançamento, dia 10 de Setembro, da nova "revista de charme J". Por 1,20 euros, o leitor do diário desportivo da Controlinveste pode ficar a "saber aos domingos tudo aquilo que os jogadores, nas diversas modalidades, fazem fora do campo de competição e não só", promete Rui Pedro Pereira, editor--coordenador da publicação. Porém, o jornalista, com experiência anterior na revista FHM, adverte: "Vamos mostrar a vida e odia-a-dia dos jogadores, mas nunca na perspectiva cor-de-rosa ou paparazzi". Exemplo disso é o trabalho sobre o jogador Costinha, actualmente no Atlético de Madrid, que mostra o seu Lamborghini amarelo.
Com um lançamento inicial de 84 páginas, estabilizando na semana seguinte nas 64, a J é executada por uma equipa de três pessoas fixas (duas que transitaram de O Jogo) e seis colaboradores externos.
Procurando claramente ser diferenciadora das publicações concorrentes - dando o "outro lado do desporto" -, a revista J aposta em capas com modelos femininos ou figuras da televisão, a quem destina no seu interior o espaço Retrato. A abrir mais miúdas giras (Grande Plano), seguindo-se (Ex)Citações, Faits Divers ou Mundo VIP, com sugestões diversas de craques, treinadores ou jogadores. Mas a reportagem -"aviões de luxo usados pelos craques do futebol, por exemplo" - e a entrevista também têm lugar na J, tal como a opinião. Nesta área, a revista de O Jogo conta com a criatividade de Miguel Esteves Cardoso, que transita do jornal para a revista, de Jorge Roig, professor catedrático de Fisiologia do Esforço e nutrição Desportiva, e da psicóloga Alexandra Macedo.

9 comentários:

Anónimo disse...
6:38 da tarde
 

la vao eles fazer merda...

Anónimo disse...
4:48 da tarde
 

miguel

Anónimo disse...
8:13 da tarde
 

putas do caralho da foda vai lichar desculpem

Anónimo disse...
8:14 da tarde
 

desculpem mesmo

Anónimo disse...
8:15 da tarde
 

1.2.3.4
vai lenber no cu do gato

Anónimo disse...
8:16 da tarde
 

toma ai toma mais força ainda

Anónimo disse...
6:55 da tarde
 

vaiam pó caralho nao amostrem isso aos putos filhos duma ganda puta nao sabem com que estao-se a meter ve la isso.
desculpa la fui malqriado?
até para a proxima ,.

Anónimo disse...
12:05 da tarde
 

PUTAS

Anónimo disse...
12:07 da tarde
 

SUAS VACAS DE MERDA SO QUEREM E FODA