quarta-feira, junho 13, 2007

Legalite2: Jogo violento punido com quatro jogos de suspensão

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) defende um "agravamento" da punição por jogo violento, propondo que os castigos possam ir até quatro jogos de suspensão, ou seja, o dobro do que os regulamentos prevêem actualmente.
A novidade foi anunciada hoje pelo presidente da Comissão Disciplinar (CD) da LPFP, no final de uma reunião de cerca de duas horas com os clubes e as sociedades desportivas, que se seguiu à de sexta-feira passada com "juristas qualificados", tendo em vista mudar o regulamento disciplinar, já na próxima Assembleia Geral.
Essa reunião magna ainda não tem data marcada, mas a CD já definiu pelo menos duas "alterações pontuais" que quer ver aprovadas: uma é o já referido agravamento das penas para os atletas que pratiquem jogo violento, que, quando não há disputa de bola roça a pura agressão. Nos casos em que há agressão, lembrou Ricardo Costa, a punição já é de cinco jogos para o infractor. O jurista realçou também que tal proposta visa a "uniformização" com os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol, que para os casos de jogo violento já prevê que os castigos podem ir de um a quatro jogos. Outra "novidade" anunciada pelo presidente da CD da Liga prende-se com os famosos e por vezes polémicos processos sumaríssimos. Neste domínio, a proposta vai no sentido de intervir quando "o árbitro não viu e não ajuizou" uma conduta grave, isto é, quando houve uma situação considerada de "relevância excepcional".

0 comentários: