MEGALupa: Somos mesmo o País do futebol televisivo...
Futebol, futebol e ainda mais futebol: os telespectadores portugueses colocaram o desporto-rei no top das suas preferências televisivas em 2006. Os dez programas mais vistos no ano foram jogos de futebol, o que, em ano de Campeonato do Mundo, talvez não seja de estranhar.
Os números da Marktest, divulgados pelo “Correio da Manhã”, revelam que as cinco maiores audiências de 2006 são relativas a jogos da Selecção Nacional, com destaque para a partida das meias-finais Portugal-França (transmitida pela SIC, a 5 de Julho), que colou aos ecrãs 3.522.500 telespectadores, a maior audiência média do ano passado.
No sexto lugar da tabela, a senda de jogos da equipa das quinas é quebrada por… outra partida de futebol. O Barcelona-Benfica, a contar para a Liga dos Campeões – que a RTP1 difundiu a 5 de Abril –, conquistou 2,77 milhões de telespectadores. Aliás, a liga milionária foi sempre sucesso de audiências para a estação pública, que atingiu o primeiro lugar do ranking diário em dias de transmissão de jogos.
Novelas e notícias
É preciso então descer à 11.ª posição do ranking da Marktest para se sair do campo desportivo. O episódio da novela “Dei-te Quase Tudo”, da TVI, do dia 13 de Janeiro teve a preferência de 1.944.900 espectadores, confirmando a ideia de que a telenovela continua a ser uma grande atracção do público nos canais generalistas.
O terceiro género que maior destaque conquistou na lista dos mais vistos de 2006 foi o noticiário. No entanto, o programa que mais público juntou, o “Jornal da Noite” (SIC, 25 de Junho, 1,926 milhões de espectadores), acabou por ser beneficiado pela transmissão do Portugal-Holanda do Mundial’06 que o antecedeu na grelha do mesmo canal e que foi o segundo programa mais visto do ano (3.298.500 telespectadores).
0 comentários:
Enviar um comentário