O jogo Inter-Lazio não se realiza, mas estão a registar-se incidentes em vários estádios italianos com os tifosi a chamarem "assassinos" aos polícias, tendo idêntica medida sido aplicada ao Atalanta-AC Milan. As autoridades dizem somente ter-se tratado de "um erro trágico". É sempre assim quando morre mais um adepto.
O MEGAFONE entende que os criminosos devem ser banidos do Desporto. Sejam altos dirigentes, árbitros, treinadores, jogadores, simples adeptos ou até polícias que não cumprem bem a sua função e como temos visto por cá, nem sequer conhecem as Leis.
Neste caso, porém, está uma vez mais em causa uma questão social, e não desportiva. A polícia disparou sobre um cidadão que, naquela altura, nem sequer tinha sido relacionado com qualquer conotação futebolística. Fazer constar que se tratava de um tifoso, da Lazio ou Juventus, não pode ser uma cortina de fumo sobre os factos nem servir para os comentadores de pacotilha debitarem os seus lugares comuns anti-claques. A morte do Gabriele merece a mesma indignação internacional, as mesmas homenagens, o mesmo clamor por Justiça, pelo menos, que o agente Filippo Raciti, tristemente assassinado por adeptos do Catania em Fevereiro. Só assim a sua Alma poderá descansar em Paz.
Ligações:
Portfólio de imagens do falecido Gabriele Sandri
Acompanhamento ao minuto de todos os desenvolvimentos deste caso em Itália