sábado, junho 16, 2007

Modalidades2: Hóquei Subaquático chega a Portugal

Beja vai jogar hóquei debaixo de água. A modalidade ainda é desconhecida em Portugal, mas quem comparecer amanhã na piscina coberta da cidade (11.00), poderá testar os seus dotes, sendo-lhe fornecidos óculos de mergulho, tubo, barbatanas e stick. A ideia é de um estudante finalista em Engenharia Informática, praticante de caça submarina, que tem esta actividade extracurricular na cadeira de Portfólio.
Em Beja vai estar a única equipa portuguesa de hóquei subaquático, o Grupo Desportivo de Carcavelos, que há cerca de um ano começou a participar em torneios no estrangeiro, para ganhar experiência, tendo perdido todos os jogos, embora exiba com orgulho o golo marcado em Fevereiro à selecção da Catalunha, uma das referências mundiais do underwater hockey, na derrota por 8-1.
Mas a promoção deste desporto está em marcha pelo país, pelo que Mário Serafim, 34 anos, escriturário e futuro engenheiro informático, quis juntar os "craques" portugueses no Alentejo profundo para que façam uma demonstração das técnicas de jogo. "A malta pode inscrever-se à borla e depois de ver como é, terá a possibilidade de experimentar e quem sabe se isto pega por aqui", admite. A idade mínima para participar é de 14 anos, já que este desporto é realizado em apneia - sem recurso a botijas de oxigénio. Já agora, é preciso saber nadar.
Mário Serafim revela que também irá marcar presença uma equipa de Sevilha, com quem Carcavelos se irá defrontar e, possivelmente, voltar a perder, dado que o hóquei subaquático está "muito desenvolvido em Espanha". O público poderá assistir ao jogo dentro de água, com recurso a óculos de mergulho, explicou ao DN Alex Alcocer, que dirige a comissão de hóquei na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

0 comentários: