MEGALupa: Só Lisboa tem riqueza acima da média europeia em País cada vez mais pobre...
Lisboa é a única região portuguesa com um PIB per capita superior à média europeia em 5,4 pontos percentuais. O Algarve e a Madeira estão perto de alcançar a média, mas as restantes regiões ficam ainda entre as mais pobres da Europa.
O somatório das regiões deixa Portugal no 18.º lugar a nível europeu, abaixo de todos os 15 membros mais antigos e tendo já sido ultrapassado por três dos membros mais recentes – Chipre, Eslovénia e República Checa.
O Produto Interno Bruto português estava em 2004 nos 74,8 por cento per capita, de acordo com os dados ontem divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da Comissão Europeia. A lista é encabeçada pelo Luxemburgo, com 251 por cento, e tem nos últimos lugares a Roménia e a Bulgária que só este ano se tornaram membros de pleno direito da UE.
Desde há alguns anos que Portugal é o mais pobre dos 15 Estados-membros mais antigos da União Europeia, mas em 2004 foi mesmo ultrapassado por três dos dez Estados que aderiram a 1 de Maio desse mesmo ano. O Chipre tem um PIB de 91,4%, a Eslovénia tem 83,3% e a República Checa tem 75,2%. O quarto destes novos Estados-membros, Malta, está prestes a ultrapassar Portugal, com um PIB de 74,4%.
A nível de regiões, Lisboa tem o PIB mais elevado do País, 105,8%, mas ainda longe dos 303% da região mais rica da Europa – Londres central. Seguem-se a Madeira e o Algarve, com 90,8 e 77,1%, respectivamente. O Norte é a região mais pobre com 58,8%.
0 comentários:
Enviar um comentário