SuperHonra2: O "day after" dos incidentes em Matosinhos
A Direcção do Vitória Sport Clube vem por este meio transcrever na integra a exposição enviada para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional sobre os incidentes verificados após o jogo do passado fim-de-semana em Matosinhos frente ao Leixões SC. Transcrição da exposição:
Com o propósito de contribuir para que os esforços que as actuais estruturas dirigentes da Liga estão a desenvolver em defesa da disciplina nos jogos e seus espectadores, entende o Vitória Sport Clube ser oportuno dar conta dos incidentes que ocorreram após o encontro Leixões -Vitória da última jornada da II Liga.
1- No decurso do jogo e dentro do Estádio, ocorreram apenas algumas situações de confrontos verbais entre os adeptos dos dois clubes, como é infelizmente habitual. Esses confrontos não revestiram gravidade, limitando-se o seu saldo ao derrube uma rede de protecção do recinto, provocado exclusivamente pelo entusiasmo dos adeptos vitorianos na celebração dos golos e a deterioração de algumas cadeiras, que o Vitória se prontificou a pagar.
2- Sendo indiscutível que os adeptos do Leixões ultrapassavam largamente em número os do Vitória, conclui-se, sem dúvida, que não podiam ser estes a impor qualquer agressividade, como se comprova, aliás, pelo facto da polícia ter tido necessidade de controlar apenas, de forma enérgica, a claque do Leixões, tendo sido até necessário o recurso a uma brigada do corpo de intervenção.
3- Mais de uma hora após o final do jogo, e quando as viaturas que transportavam os adeptos Vitorianos fizeram o percurso de regresso, um elevado número de pessoas que só podiam ser afectas ao Leixões, apedrejaram indistintamente as viaturas que ali passavam. As mais atingidas foram, naturalmente, os autocarros de Guimarães, como abundantemente se comprova pelas fotos em anexo. Mas temos conhecimento que muitos particulares apresentaram queixas na polícia por danos sofridos.
4- As fotos que juntamos provam à sociedade a gravidade das agressões perpetradas que provocaram estragos materiais de vulto e infligiram ferimentos em diversos adeptos. E não se venha dizer que os adeptos do Leixões não têm a ver com o sucedido. Seriam os adeptos do Vitória que num acto de puro masoquismo se agrediram a eles mesmos?
5- A cobertura policial para garantia da integridade dos adeptos do Vitória, não foi a mais avisada ou eficiente. Existiam percursos alternativos à zona de auto-estrada, em cujos pontões há muito se sabe que se juntam os que atiram pedras e escondem as mãos e o rosto.
6- Situações destas não dignificam o futebol e cada vez mais afastam o público dos jogos. Por isso, julgamos que a Liga deveria reclamar das forças policiais uma mais cuidada e eficaz estratégia de segurança em situações como esta, para prevenir o vandalismo que em Matosinhos campeou à solta.
7- Finalmente informamos V.Exas que o Vitória vai apresentar queixa-crime contra incertos, visando identificar e punir quem submeteu centenas de pessoas a situações de verdadeiro terror. É isso que nos compete fazer em defesa dos nossos sócios e adeptos.
Leixões rejeita responsabilidades
O último Leixões-Guimarães, a contar para a oitava jornada da Liga de Honra, também foi jogado fora das quatro linhas. A rivalidade entre as duas massas associativas foi bem visível durante a partida, com constante troca de insultos, e alargou-se para fora do estádio, no final da partida. À saída dos autocarros que transportavam os adeptos do Vitória de Guimarães, rebentaram dois petardos, embora sem danos de maior. Há ainda relatos de incidentes verificados na via de acesso Matosinhos/Aeroporto (junto à rotunda da circunvalação) envolvendo adeptos vitorianos, algo que a Direcção do Guimarães já repudiou veemente.
Nos próximos dias, tudo indica que a SAD do Leixões reaja publicamente face ao sucedido, mas José Manuel Teixeira, gestor desportivo, sempre vai adiantando que "o Leixões não tem conhecimento de quaisquer incidentes".
"Dentro do estádio, não houve registo de confrontos físicos. Se aconteceu algo no exterior , já não nos diz respeito e, naturalmente, não temos qualquer responsabilidade. O que vi foi adeptos do Guimarães a arrancarem cadeiras da bancada onde se encontravam. Aliás, o presidente do Vitória pediu-nos desculpa pelo comportamento da sua claque", adiantou o dirigente.
Arriva, arriva
Os responsáveis da Arriva, empresa que transportou os sócios e adeptos do Guimarães a Matosinhos, estão indignados com os estragos provocados, alegadamente, por apoiantes do Leixões, na A28, durante o regresso à Cidade-Berço. Situação verificada depois do triunfo do Vitória no terreno do Leixões (2-0).
Segundo Carlos Costa, responsável pela área operacional da empresa em Guimarães, os estragos foram elevados e já foi apresentada queixa às autoridades "Dos quatro autocarros, todos ficaram com danos materiais e três deles não circularam hoje (ontem), embora não se saiba, ainda, os valores do prejuízo. O caso já foi entregue à Polícia Judiciária".
Incrédulo com o sucedido, Carlos Costa ficou admirado pela inexistência de feridos. "Pelos estragos que verificamos nas viaturas, até custa a acreditar como ninguém ficou ferido. No entanto, não compreendemos como é possível que, em plena auto-estrada, ninguém estivesse a controlar este tipo de situações", lamentou. Ontem, a Direcção do Vitória disse, em comunicado no site oficial, que, "se as forças da ordem tivessem optado por trajectos alternativos àqueles que foram escolhidos, poderia ter-se evitado o sucedido".
13 comentários:
7:57 da manhã
e para aprenderem q na guerra tanto se dá como se leva. e mais nada.
12:26 da tarde
cobardolas peixeiros!!
paramos n via rapida sem moina e ninguem dos peixeiros veio ter conosco nao tiveram kilhoes parvalhoes na segunda volta indes ver peixeiros!!!1wa
1:59 da tarde
pah pah pah partimos todo ainda diziam que vinham aki partir tudo lololololololololol em matosinhos mandamos nos ai claro vai ser o inferno mas aki voxes tbm passaram pelo nosso inferno
7:20 da tarde
PENA ?
3:50 da tarde
Bem feitos filhos da puta e para verem se tbm gostam k vos faxam akilo k voxes faxem . . .
Guimarães guimarães guimarães, guimarães guimarães guimarães FILHOS DA PUTA guimarães
1:22 da manhã
Os heróis da peixalandia!
Uau! Uma cambada de putos! q dizem q lá na peixalandia e o inferno, coitados não sabem o que e o confrontos acham q apedrejar camionetas são os maior... coitados quando assim por acaso virem um jogo tipo vitoria - Benfica ou merdas assim ver o que e adeptos rivais a mamar na boca digam me alguma coisa porque apedrejar camionetas acho q e do século passado atitudes de putos q tem medo de ter confrontos e dizem se os maiores por atirar pedras de longe quando vêem o povo a sair das camionetas fogem! Grandes atitudes sois os maiores pahh! Deixem de ser cagoes porque e preciso ter pena de vocês atirar e fugir e actos de conas! Ou melhor acho q vocês ai no inferno como vocês dizem não devem ter grandes ultras parece mm que e só canalhada porque atirar e fugir e mm de ter pena!
Putos não nos comparem a vocês! Vocês não sabem o que e ultras não sabem o que e amor a cidade não sabem nada! São os putos q não saem da 2º liga coitados!
Já que são tão fortes venham a Guimarães a máxima força como vocês dizem e depois vocês vão ver o que e o inferno peixeiros
Ate lá! Cresçam…
2:39 da manhã
nao sei qual a diferença entre atirar pedras a bus , ou provocar adeptos de outros clubes para partir para a violencia! nao sei o que ganham com isso.
seculo passado é qualquer tipo de violencia. por isso ve la se pensas 2 vezes antes de dizer ou "fazer" o que quer que seja.
9:40 da tarde
guimaraes pa sempre!! nao é meia duzia de fanecas q nos vao tirar o orgulho.. pk atirar pedras kualker pessoa atira... agora enfrentar-nos, ai sim! se conseguissem aí aplaudia-vos.. GUIMARAES SEMPRE! MESMO NA LIGA DE HONRA DEMONSTRA-MOS SEM MELHOR SEM ESFORÇO NENHUM...
WHITE DEMONS 13
10:20 da tarde
lavem a boca quando falarem do slb tripeiros de segunda ou melhor da segunda.......lol..........matem-se por favor.......vamos limpar o norte de uma vez.
7:29 da tarde
N tenho muita pa dizer apenas........Na nossa terra kem manda somos nos......Guimarães filhos da puta........Agora vou ai a guimarães na msm sem medos.....Ultras Mafia Vermelha #12!! Fuck guimarães!!
5:09 da tarde
mafia vermelha????? ou 10 putos c os monkos no nariz???
vocês simplesmente n existem , se já se viu uma suposta claque com 10 elemento????
Inferno????? grande mentira num campo de treinos c 2 balizas e umas bancaditas, inferno???
e ainda dizem q são uma grande massa associativa.......
comparados com o braga ou o belenenses ainda são capaz de levar a melhor, agora c o GRANDE VITÓRIA? SÓ NO OUTRO MUNDO.
.........já agora LOL 0 VITÓRIA 2.
5:42 da tarde
NO FUTEBOL OU NO VOLEI, A DIFERENÇA TÁ MESMO Á VISTA,
NO Campo do mar, levaram 2 ó em futbol, No Berço da Nação, em Volei levaram 3 Ó, HEHEHE!!!!
Benvidos a Vizela!!!!!
3:18 da tarde
puta a puta da vossa mae, paneleiros tais com inveja ide todos levar no cu
VITORIA SEMPRE
MAIS QUE O BERÇO UMA NAÇAO
Enviar um comentário