MEGALupa: Finalmente a Liga vai ter mão nos desmandos orçamentais dos clubes
A Liga está a preparar um novo processo de licenciamento para os clubes que participam nas suas competições e um mecanismo de controlo dos orçamentos, através de alertas que permitam aos clubes corrigir desvios.
Hermínio Loureiro, presidente da Liga, disse à Lusa que nesta fase não haverá punições para os clubes que não cumpram os orçamentos, uma vez que a intenção é criar «ferramentas e instrumentos de trabalho para os clubes profissionais». O objectivo é ter o mecanismo a funcionar no início da próxima época, acrescenta o dirigente que abordará o tema hoje numa reunião com o presidente do Conselho Fiscal da Liga, João Albino Augusto.
Loureiro não revelou se tem conhecimento de algum caso grave de desvio orçamental entre os clubes profissionais, alegando que «a época desportiva está em curso» e a vontade dos dirigentes da Liga é «que a situação de equilíbrio se mantenha e tudo funcione de forma regular». Evitou também comentar o facto de recentemente o presidente do V. Setúbal, Jorge Santana, ter alertado para a possibilidade de o clube entrar em «colapso económico».
Quanto às resistências que encontrou a alguma das ideias que propôs, como a Taça da Liga ou a profissionalização dos árbitros, o novo presidente da Liga mostrou-se optimista. «Julgo que esse cepticismo já está ultrapassado. Estamos a trabalhar, e no sector da arbitragem também temos vindo a dar passos seguros na concretização desse objectivo, que é um objectivo para o mandato», disse.
Sobre a Taça da Liga, Loureiro disse que a direcção da Liga incumbiu o Sporting e o Boavista de trabalharem no dossier e revelou que «nos próximos dias haverá uma proposta concreta e objectiva nessa matéria», sem se comprometer com um prazo para a realização da nova competição.
0 comentários:
Enviar um comentário