segunda-feira, novembro 06, 2006

MEGALupa: Contagem decrescente para a emissão oficial da TV Net

Com um novo site, equipa reforçada e redacção em Lisboa, a TV Net está a fazer os últimos preparativos para o arranque oficial, depois de um período experimental que começou em Dezembro de 2005 em Ponta Delgada, nos Açores. A "primeira televisão portuguesa na Internet" vai estar disponível em www.tvnet.pt (e deixar o endereço www.tvnet.com.pt) "em meados do mês", disse André Rodrigues, um dos responsáveis.
Na redacção, instalada no edifício onde funcionou o semanário "O Independente", sete jornalistas e quatro técnicos multimédia preparam "reportagens e trabalhos de investigação" para o início da emissão oficial de uma televisão online generalista. "Desde o início que o objectivo era a criação de um projecto de âmbito nacional e não regional", explica André Rodrigues. "Contactámos o Cenjor e contratámos jovens para trabalhar em Ponta Delgada já com a perspectiva de ir para Lisboa", acrescenta Nuno Tomé, também responsável pelo projecto. Ambos são sócios da Pangemedia Global SA, proprietária da TV Net. "O investimento, em termos globais, desde o início, é de cerca de 600 mil euros e integralmente privado", estima André Rodrigues.
Fisicamente em Lisboa desde Setembro, a TV Net mantém uma delegação em Ponta Delgada e terá correspondentes na Madeira e no Porto. O grande objectivo da mudança para a capital é "disputar a primeira linha da comunicação social digital em Portugal, a médio/longo prazo". Porque "o ritmo de vida alterou-se significativamente nos últimos 20 anos e as pessoas querem estar informadas de forma rápida e rigorosa". Na TV Net "a informação está disponível à hora das pessoas. Acabou a ditadura da programação", diz André Rodrigues.
A emissão diária em directo, das nove às 19 horas, terá "informação hora a hora no Net Jornal, com duração de sete/oito minutos. À noite há formatos de 25 minutos, porque as pessoas têm outra disponibilidade". A grelha, que está a ser ultimada, conta com "60% de informação". Um "programa de grande entrevista, outro de grande reportagem, debate (Net Fire), análise da jornada da I Liga e análise da semana com uma personalidade" são conteúdos previstos.
A par da emissão em directo será possível visualizar notícias em vídeo e em texto, fazer download para Ipod (Vodcasts), comentar as notícias e enviar MMS's (imagens por telemóvel). "A TVNet quer afirmar-se como uma televisão de proximidade" através da interactividade, segundo André Rodrigues. "As pessoas podem ser 'correspondentes' da sua terra", desafia. Prevista está ainda a emissão na rede móvel e em espaços fechados, estando a decorrer "negociações com dois operadores móveis e um dos maiores operadores nacionais de in-store TV".
Sobre o interesse de grupos de comunicação neste projecto, o responsável disse que receberam "contactos interessantes", sem avançar pormenores. Quanto às televisões regionais, considera que "são projectos diferentes, com objectivos diferentes e sem a estrutura profissional que tem a TV Net".
André Rodrigues e Nuno Tomé são os fundadores da TV Net. "Somos amigos há 25 anos e temos 29", disse o primeiro ao JN. Os dois jovens açorianos têm percursos profissionais diferentes. André passou pela imprensa escrita e foi correspondente de uma televisão nacional nos Açores. Nuno licenciou-se em Direito na Faculdade do Porto. "A amizade e o interesse comum pelas novas tecnologias foi o ponto de partida para o projecto", explica André, considerando que são um exemplo da "capacidade empreendedora dos jovens portugueses".

0 comentários: