domingo, junho 04, 2006

MEGALupa: Quando for grande também quero ter um...

O mercado das comunicações móveis em Portugal não pára de crescer. De acordo com dados ontem divulgados pela Anacom, foram registados em Portugal 11,56 milhões de utilizadores de telemóveis, no final do primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 8,6% face ao mesmo período do ano passado, em que existiam 10,6 milhões de utilizadores.
O aumento de subscritores de serviços móveis dá-se numa altura em que Portugal já é dos países europeus que mais adere às comunicações móveis. A taxa de penetração do serviço estava, no final de Março, nos 109,8%, acima da média da União Europeia, que se situou nos 101,9%.
Apesar de os cartões pré-pagos serem os que mais contribuem para o número total de assinantes, com 9,319 milhões de utilizadores no final de Março (80,6% do total), foram os serviços de assinatura que registaram maior crescimento na procura. Existem 2,239 milhões de clientes detentores de planos de assinatura, o que representa uma variação homóloga de 13,1%.
Durante os primeiros três meses deste ano, os utilizadores de telefones móveis realizaram 1,59 mil milhões de chamadas, mais 5% do que no mesmo período de 2005. Os clientes do serviço móvel receberam mais de 1,6 mil milhões de chamadas, uma quebra de 4,4%.
As chamadas dentro da própria rede representam 67,3% do total de chamadas realizadas. As chamadas móvel-fixo são 8% do total de chamadas originadas nas redes móveis. As chamadas fixo-móvel, que representam 9% das chamadas terminadas nas redes móveis, têm das maiores descidas - 5,5%.
O número de minutos de conversação nas redes móveis aumentou 8,1%, para três mil milhões de minutos. Houve um acréscimo significativo de mensagens escritas enviadas, tendo sido contabilizadas 2,61 mil milhões de SMS. Um número que traduz um crescimento de 54,2% face ao trimestre anterior, e que poderá resultar da adesão dos clientes do serviço às campanhas promocionais dos operadores móveis.

0 comentários: